Aconteceu neste domingo (27) o SAG Awards 2019, premiação do sindicato de atores americanos que elege as melhores performances do ano na TV e no cinema. O principal prêmio da noite, para Melhor Elenco, foi conquistado por “Pantera Negra”.
Em um discurso poderoso, Chadwick Boseman, que faz o Pantera Negra , falou sobre a importância do filme e da vitória: “nos perguntam se ele (o filme) mudou a indústria. Minha resposta para isso é ser jovem, talentoso e negro”, falou em referência a música de Nina Simone.
Leia também: Indicado a Melhor Filme, "Pantera Negra" faz história no Oscar
“Todos nós sabemos como é ouvir que não há espaço para nós. Nós saímos para trabalhar todo dia porque sabíamos que tínhamos algo a dar para o mundo, que podíamos ser seres humanos completos nos papéis que desempenhamos e que podíamos criar um mundo que exemplifica o que queremos ver”, declarou o ator.
Ele subiu ao palco ao lado das principais estrelas do filme, como Michael B. Jordan, Angela Basset, Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Sterling K. Brown e Andy Serkis.
A maior surpresa da noite, porém, ficou por conta de Emily Blunt . Com duas grandes performances em 2018 com “Um Lugar Silencioso” e “O Retorno de Mary Poppins”, Blunt foi esnobada pela Academia e não recebeu nenhuma indicação ao Oscar. No entanto o SAG Awards a reconheceu como Melhor Atriz Coadjuvante. Ela aproveitou para agradecer o marido, John Krasinski, diretor do filme de suspense.
Rami Malek e Glenn Close levaram como Ator e Atriz, respectivamente. Com mais uma vitória, Close fica ainda mais perto do Oscar e aumenta as chances de superar Lady Gaga. Mahershala Ali completa a categoria de cinema por seu papel em “Green Book: o Guia”.
Entre as séries e minisséries, a disputa foi mais acirrada, porém “Maravilhosa Sra. Maisel” dominou na comédia, premiada por Melhor Elenco, Melhor Atriz com Rachel Brosnahan e Ator com Tony Shalhoub.
Leia também: Esnobada! Veja quem ficou de fora e merecia uma indicação ao Oscar 2019
Entre os dramas a divisão foi maior: Sandra Oh levou Melhor Atriz por “Klling Eve”, Jason Bateman por “Ozark”, mas o prêmio de elenco ficou com o grupo de “This Is Us”. Darren Chris foi mais uma vez contemplado por seu papel em “O Assassinato de Gianni Versace” e Patricia Arquette superou Amy Adams e levou por seu papel em “Scape at Dannemora”. Veja todos os vencedores:
Melhor Elenco
“Pantera Negra”
Melhor Ator
Rami Malek – “Bohemian Rhapsody”
Melhor Atriz
Glenn Close – “A Esposa”
Melhor Ator Coadjuvante
Mahershala Ali – “Green Book: o Guia”
Melhor Atriz Coadjuvante
Emily Blunt – “Um Lugar Silencioso”
Melhor Elenco de Série de TV – Drama
“This Is Us”
Melhor Ator em Série – Drama
Jason Bateman – “Ozark”
Melhor Atriz em Série – Drama
Sandra Oh – “Killing Eve”
Melhor Elenco de Série – Comédia
“Maravilhosa Sra. Maisel”
Melhor Ator de Série – Comédia
Tony Shalhoub
Melhor Atriz de Série – Comédia
Rachel Brosnahan
Melhor Ator em Minissérie ou Filme para a TV
Darren Chris – “O Assassinato de Gianni Versace”
Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para a TV
Patricia Arquette – “Scape at Dannemora”
Melhor Elenco de Dublês em Filme
“Pantera Negra”
Melhor Elenco de Dublês em Série
“Glow”
Leia também: De "Crepúsculo" a reencarnação de Freddie Mercury: Um olhar sobre Rami Malek
Embora a vitória de “ Pantera Negra ” não seja um grande termômetro para a performance do filme no Oscar, os indicados por atuação costumam levar a estatueta na premiação da Academia.