Dois anos após o lançamento do décimo primeiro trabalho, “The Getaway”(2016) , a banda californiana Red Hot Chili Peppers está de volta aos estúdios para produzir o seu novo álbum . A notícia divulgada pelo vocalista Anthony Kiedis surpreendeu os fãs pelo mundo.
Conhecida por ser uma das bandas que faz sucesso há mais de três décadas, o Red Hot Chili Peppers é tão aclamado no Brasil que seus shows estão sempre lotados. Com um estilo musical composto principalmente por rock, mas com elementos de outros gêneros como punk, funk rock e rock psicodélico, o grupo é um ícone da música.
Leia também:Entre as drogas e o sucesso: a história do Red Hot Chili Peppers
Formada pelo vocalista Anthony Kiedis, o baixista Flea, o baterista Chad Smith e o guitarrista Josh Klinghoffer, o “RHCP”, como muitos abreviam, teve seu grande ponto de partida para o sucesso com o disco “Blood Sugar Sex Magik”. Lançado em 1991, o álbum vendeu cerca de 19 milhões de cópias em todo o mundo.
Adorados no cenário musical com seu jeito único de misturar composições sentimentais, solos de guitarras e baixos marcantes, entre seus maiores sucessos estão Californication , By the Way , Scar Tissue e Stadium Arcadium , sendo que Californication, foi um dos singles mais bem sucedido da carreira dos astros. Assim como Scar Tissue que ganhou o Prêmio Grammy 2000 de Melhor Canção Rock.
Outra prova que o Red Hot Chili Peppers é um fenômeno mundial é que seu décimo álbum de estúdio “I'm with You” (2011), foi tão bem recebido pelo público que conseguiu ficar em primeiro lugar em 18 países. Atualmente a banda possui 11 álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo, sete álbuns de compilação e quatro álbuns de vídeo.
O triunfo do último trabalho
O Red Hot Chili Peppers está na estrada com o álbum “The Getaway” há cerca de dois anos, desde que o mesmo chegou às lojas em 2016. Para os fãs, o trabalho é considerado um dos melhores dos últimos anos. “O último álbum é incrível... a banda consegue sempre trazer coisas novas, mas com o sentimento incrível de sempre”, conta Christhian Alencar Train, de 29 anos.
Fã da banda há 15 anos, Christhian conta que um dos fatores que faz com que o trabalho seja um dos melhores até hoje é que Josh está mais íntimo com a banda, fato que fica nítido ao comparar as primeiras apresentações do músico. “Cada álbum tem sua diferença. Penso que o Josh está cada vez mais entrosado e livre para criar”. Ele também ressalta que “Anthony está cada vez mais sentimental” e que Flea é um gênio.
Josh Klinghoffer substituiu nada mais que o icônico guitarrista John Frusciante, músico que participou de 5 álbuns, incluindo os grandes sucessos "Blood Sugar Sex Magik" e "Californication". Fabiano Minuzzi, de 20 anos, também tem grandes expectativas com o guitarrista. “Eu espero um trabalho com o Josh ainda mais solto porque ele se mostrou impecável nos últimos shows da turnê”.
Você viu?
Fabiano que afirma não gostar de analisar a banda por trabalhos anteriores, mesmo assim confessa que o último álbum dos caras foi surpreendente. “A cada álbum os membros da banda estão em um momento diferente das suas vidas e isso é refletido nas músicas, então, analisando o ‘The Getaway’ exclusivamente, achei ótimo! Tem um funk na faixa-título, um hit em Dark Necessites , uma música dançante em Go Robot , uma melódica em Encore , enfim... tem música para agradar a todos nele”.
O que esperar do novo álbum do Red Hot Chilli Peppers
Para um fã, certamente, uma das melhores sensações sempre é a de esperar um novo álbum e alguns ficam com uma tremenda ansiedade para o novo trabalho. Christhian Alencar ressalta que a banda se reinventa a cada álbum e é sempre emocionante ver os novos trabalhos. “Quando se trata da banda, eu sei que minhas expectativas com certeza não chegarão ao alcance do que o álbum realmente trará”, conta.
Já Fabiano Minuzzi, que é dono da página "Anthony Kiedis - Brasil", explica que já estava esperando pelo novo álbum, mas que a confirmação do vocalista o deixou surpreso. “Eles estão com muita sede de continuar fazendo música. Eu realmente não esperava que eles fossem lançar algo já tão próximo”. O intervalo desse projeto será o menor entre dois discos da banda desde “Californication” e “By The Way”, que tiveram uma pausa de 3 anos, tendo sido lançados em 1999 e 2002.
O lançamento do novo disco ainda não tem data marcada, contudo, os músicos afirmaram que será em 2019. Fabiano acredita que o momento está propicio para as novas músicas da banda. “Algumas bandas como Foo Fighters e Queens Of The Stone Age lançaram álbuns recentemente e o rock tem tido uma força maior do que há alguns anos, então, acredito que o momento seja bom sim, o gênero está voltando a estar em alta”.
Leia também: Nem direita, nem esquerda! O rock é um movimento de resistência
Em tempos radicais como os de hoje, os amantes de Red Hot Chilli Peppers afirmam que certamente o novo álbum será melhor que o anterior! “Com certeza terão letras com amor, Califórnia, algumas tristezas, aquelas que levantam até defunto e assim vai. É difícil prever algo, pois quero ser surpreendido”, expõe Christhian.
Já para Minuzzi o Red Hot Chili Peppers conseguirá trazer novidades com a mesma essência de costume. “Acredito que vai ter algo sobre a Califórnia, bom, sempre tem. rs! As letras do Anthony Kiedis a primeira vista não tem muito sentido, mas há sempre vivências dele em relacionamentos, com a banda, algum acontecido deles e coisas divertidas e alegres. Espero sempre o melhor”.
Fabiano também ressalta que os últimos acontecimentos prosperam a favor da banda. “O momento da banda está diferente, os caras já confirmaram shows na Oceania em fevereiro e março do ano que vem, então, me parecem estar mais inspirados e doidos pra fazer música do que antes do lançamento do último álbum. Vão arrebentar, com certeza”.
O fato é que após tantos anos, o Red Hot Chili Peppers sabe muito bem como impressionar quando ninguém espera e não há dúvidas que o trabalho será imprescindível. Seja na questão de sonoridade, melodia ou letras, a banda provavelmente dará aquilo que faz de melhor: um ótimo som!