Há tempos que ouvimos a expressão: 'o digital é o futuro', e cada vez mais ele está se concretizando. A exemplo desse futuro digital temos as plataformas de conteúdo por streaming , que vão além das emissoras tradicionais e proporcionam ao seus assinantes multiplataformas com temas exclusivos. Quem está chegando no mercado para entrar nessa competição é a SOT TV, uma nova plataforma de distribuição de conteúdo que pode ser acessada de qualquer aparelho que tenha conexão com internet.
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Compreendendo o mercado
Com a evolução da tecnologia, a população está buscando cada vez mais serviços como o VoD, significando que o conteúdo pode ser acessado a qualquer hora que o assinante escolher, e a SOT TV . De acordo com o Relatório e Recomendações da ANCINE para o Mercado de VoD, no Brasil, estima-se que 49% dos usuários de internet utilizem serviços de vídeo sob demanda, número similar ao dos EUA e superior ao de países como Canadá e México.
Em complemento, segundo dados apresentados por uma pesquisa feita pela Statista, em dezembro de 2017, cerca de 47,87% dos assinantes de TV a cabo também afirmaram usar serviços de streaming on-line mais do que a assinatura por cabo.
Tendo em vista todo esse cenário da penetração dos serviços de VoD no Brasil, as plataformas de conteúdo como YouTube (84%) e a Netflix (71%) são as que mais se destacam nesse cenário. Segundo os entrevistados na pesquisa, ficou estimado que em 2021 esse serviço alcançaria 14,5% de espaço, 2,5% a mais que em 2017.
Porém, toda essa penetração de novos formatos para consumir conteúdo variaria de acordo com o modelo de negócios. No Brasil, prevaleceria o modelo que mais cresce, o VoD, no qual se situam Netflix e GloboPlay , por exemplo. Seguido pelas modalidades transacional por aluguel (TVoD) e por aquisição por tempo ilimitado do direito de fruição da obra (electronic sell through – EST).
Nova forma de pensar TV
Compreendendo o atual - e futuro - cenário e desejo dos consumidores, o Sistema Operacional de Televisão, SOT TV, operando em HD, segue o mesmo caminho para conquistar os mais de 120 milhões de brasileiros usuários de internet. Fruto de um grupo de investidores brasileiros e estrangeiros, o sistema chegou para concorrer com operadoras como Net, Vivo e Sky.
Destacando-se no mercado pelo detalhe que qualquer usuário pode ter acesso ao conteúdo através de Smart TV, Apple TV e smartphones que se conectem a internet, o CEO da empresa no Brasil, Carlos Santos, reitera a nova tendência mundial destacando também a qualidade de conteúdo e acesso à cultura a toda população. Mas, os benefícios não param por ai: "Os benefícios são inúmeros: "Qualidade HD com baixa velocidade de internet sem necessidade de cabos ou fios, uma programação segmentada, por exemplo, com os canais KIDS ou a Rádio SOT, canal Retrô e entre outros", explica.
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Conteúdo e inovação na forma de pagamento
Tendo o conteúdo como o fator principal do serviço, a SOT TV tem uma produtora própria em que os parceiros são os próprios artistas. A programação exclusiva conta com atrações como um reality com Sula Miranda e o programa "Na Lata", de Antônia Fontenelle, que também é reprisado. Carlos Santos revela que a empresa ainda vai vir com outras inovações para surpreender o mercado de entretenimento, contando que todos as atrações tem o aval e são dirigidos pelo superintendente artístico Milton Neves, que já dirigiu nomes como Eliana e Gugu.
A programação infantil também é um destaque da SOT, que apresenta atrações com temas educativos. "Traremos o primeiro programa infantil à noite, o “Boa Noite, Galerinha” das 20h às 21h, que vai ensinar as crianças a arrumar a cama, escovar os dentes, contar historinha e acalmá-las como um preparo mesmo para o descanso", conta o CEO.
Com a a liberdade de ter entretenimento na palma da mão, já que a plataforma replica conteúdo variado em qualquer aparelho que tenha internet, o assinante faz uma assinatura simples, sem consulta aos serviços de proteção de crédito, podendo ser renovada mês a mês. A SOT começa a operar no Brasil com uma taxa de R$ 11 por mês, podendo usar diversas formas de pagamento, entre elas o PinCash.
"A pessoa que assina pelo PinCash recebe um código, depois escolhe dentre os 330 mil locais disponíveis no Brasil dentre lotéricas, bancas de jornal e supermercados para apresentar esse código, pagar os R$ 11 em dinheiro e receber via celular mesmo uma validação imediata do serviço. Sem burocracia e sem precisar ter conta em banco", conta Carlos.
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Conquistando o mercado internacional
Projetando conquistar não só o mercado brasileiro, a SOT seguirá com implementalções em países do Mercosul, Estados Unidos e Europa. Além disso, Carlos também conta que a empresa está em negociações com vários provedores de conteúdo, além de canais abertos, emissoras e serviços.
A SOT TV irá manter uma assinatura gratuita até a meta de 200 mil como uma degustação do serviço. Assim que a “promoção” free cehagar a meta de implantação, outras atrações também estarão disponíveis, como o sistema VoD, filmes e séries, completa Carlos Santos.