Considerado um dos maiores diretores de todos os tempos, Ingmar Bergman ganha um documentário sobre sua vida e obra. O filme terá pré-estreia mundial no próximo sábado (14), aniversário de 100 anos do cineasta. No circuito comercial, o filme estreia dia 19 de julho. Há também uma programação especialna TV paga reverenciando os cinesta com a exibição de clássicos como "Morangos Silvestres" (1957) e "O Sétimo Selo" (1956) no Telecine Cult .
Leia também: Documentário sobre Ingmar Bergman chega ao Brasil neste mês
Com obras repletas de poesia e complexidade, Ingmar Bergman (1918 — 2007), permite uma experiência pessoal e única, além da oportunidade de conhecer intimamente a sua personalidade. Com produções extensas entre os anos de 1945 e 2003, com cerca de 52 obras, o sueco faz parte da geração de diretores que surgiram após à II Guerra Mundial com narrativas complexas e histórias que fugiam das conclusões previsíveis e finais prazeros.
Com temáticas delicadas e de forte carga existencial como solidão, religião, morte, erotismo e impotência, a época atual, seus filmes causam estranheza e por muitas vezes são difíceis de compreender.
Leia também: Série que acompanha sereia selvagem, "Siren" estreia primeira temporada
"Bergman – 100 Anos"
Para comemorar esse marco na história do cinema, a Imovision trará ao Brasil o documentário “Bergman – 100 Anos” , que revisa a vida e a obra do polêmico diretor sueco através do ano de 1957 e 1963, quando estava envolvido em 6 grandes produções ao mesmo tempo.
Durante esse período, dirigiu alguns dos maiores clássicos da história do cinema como "No Limiar da Vida", "A Fonte da Donzela" e "Luz de Inverno". Além disso, o diretor contribuiu para o lançamento de atores célebres como Max von Sydow, Bibi Andersson e Liv Ullmann.
Dirigido por Jane Magnusson, “Bergman – 100 Anos” traz depoimento de grandes nomes que fizeram parte da vida do diretor como Liv Ullmann ("Trolösa"), Barbra Streisand ("Príncipe dos Mares") e Lars Von Trier ("Melancholia"), revelando fatos fascinantes e obscuros sobre a sua vida.
Assista ao trailer abaixo:
Leia também: Lista: Cineastas consagrados elegem os melhores filmes da história do cinema
Programação especial
Além da pré-estreia mundial, também no sábado, o Telecine Cult vai recordar aclamados sucessos da carreira de Ingmar Bergman . Serão 12 horas de maratona, começando a partir das 12h45, com obras clássicas como "O Ovo da Serpente", "Fanny & Alexander", "O Sétimo Selo", "Sonata de Outono", "Quando Duas Mulheres Pecam" e "Morangos Silvestres".