A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood convidou nesta segunda -feira (25) 928 novos nomes para integrarem a banca responsável pelo Oscar. Entre os convidados estão os brasileiros Alice Braga, Carlinhos Brown, Vânia Catani, Karen Harley, Felipe Lacerda, Maria Augusta Ramos, Pedro Costa, Helena Solberg e Mauricio Osaki. 

Leia também: Academia do Oscar anuncia mudanças que podem prejudicar filmes estrangeiros

undefined
Reprodução/Instagram
Alice Braga ("Cidade de Deus" e "Eu Sou a Lenda") é convidada para integrar a Academia do Oscar


Além dos brasileiros, outros nomes como J. K. Rowling, Timothèe Chalamet e Ruben Östlund também foram convidados a fazer parte da Academia do Oscar . O número de convites enviados para profissionais de 59 países é um recorde. Caso aceitem, os convidados tem o direito de votar em categorias específicas para a premiação do cinema. 

Leia também: Confira as críticas dos nove indicados a Melhor Filme no Oscar 2018

A atriz brasileira Alice Braga ("Cidade de Deus" e "Eu Sou a Lenda"), por exemplo, votará nas categorias de melhor ator, melhor atriz, ator e atriz coadjuvante, além de melhor filme. Carlinhos Brown poderá votar na categoria de melhor filme, como também melhor canção original e trilha sonora. 

Já a cineasta e roterista Maria Augusta Ramos ("O Processo") irá votar nas categorias de melhor filme, melhor documentário e melhor curta documental. Vânia Catani, produtora de tramas como "Mate-me Por Favor" e "Zama", votará na categoria de melhor filme. 

Leia também: Do tapete vermelho à madrugada: confira como os famosos curtiram o Oscar 2018

Críticas ao Oscar 

Após inúmeras críticas, os 928 convidados selecionados pela Academia demostram o novo momento que ela está vivendo. Entre os nomes convidados, cerca de 45% são mulheres. Em 2015, o número era 25%. Já entre convidados "não-branco", o total de selecionados chega a 38%. Em 2016, o Oscar recebeu inúmeras críticas pela supremacia branca dentro da Academia e nas obras escolhidas, pois só tinham atores brancos concorrendo nas categorias.

undefined
Kevin Winter/Getty Images
Frances McDormand feliz da vida com seu prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2018 no último domingo (04)


Neste ano, foi a primeira vez que uma mulher foi indicada nas categorias de direção e direção de fotografia. Além disso, o movimento #MeToo ganhou um superdestaque na premiação, chamando atenção para as diversas acusações de abuso sexual contra as mulheres trabalham na indústria cinematográfica. 

    Veja Também

      Mostrar mais