Aventura, ação, luta, corrida... Estes são apenas alguns dos gêneros que dominaram a histeria geek nos anos 90. Com gráficos pouco desenvolvidos, os games tinham boas histórias, personagens cativantes e cartuchos que, vira-e-mexe, precisavam ser assoprados para que o jogo rodasse melhor.
Leia também: Ator de "Game of Thrones" já leu os últimos episódios: "É o fim de uma era."
Falar de games dos anos 90 é falar de nostalgia geek . É falar de gritaria na sala de casa por causa de um derrota no jogo de luta. É relembrar aquela ida à locadora ou ao shopping para conseguir aquele lançamento.
Leia também: Rachel McAdams celebra parceria com Jason Bateman e fala de "A Noite do Jogo"
Super Nintendo, Nintendo 64, Sega Saturno e Playstation1. Na década de 90 a maioria das casas possuía um desses consoles, ou mais de um. E quem não tinha o videogame , recorria à casa de familiares e amigos para não deixar de participar da brincadeira.
Os anos 90 marcaram época por inúmeros motivos e os games incríveis é um dos primeiros argumentos. Pensando nisso, realizamos um compilado com os melhores games dos anos 90. Aqueles que fizeram a sua criança geek interior muito feliz. Não deixe de conferir:
Super Mário World (1990)
Falar de jogos nos 90 e não citar o clássico Mário é impossível. Também conhecido como Mário Bros, o jogo contava com nove mundos e 96 saídas existentes – tudo para resgatar a Princesa (ou Peach), raptada pelo terrível Bowser. O lado bom do jogo é que sempre dava para jogar com alguém, geralmente irmãos, amigos ou primos.
Street Fighter II: The World Warrior (1991)
Apesar de não ter sido o primeiro jogo da franquia, o “Street Fighter II” foi um verdadeiro estouro nos anos 90. Com gráfico ainda pouco desenvolvido, o jogo contava uma boa história tinha e personagens com golpes para lá de icônicos: como o famoso hadouken ou o shoryuken.
Sonic (1991)
Atire a primeira pedra quem nunca jogou Sonic. Lançado pela Sega, o jogo de aventura conquistou milhares de fãs no mundo todo - que, diga-se de passagem, até hoje amam o game.
Mortal Kombat (1992)
Além do Street Fighter, outro jogo que também era bem querido pelos geeks dos anos 90 era o “Mortal Kombat”. Com personagens sombrios e muito sangue, a melhor parte do jogo era realizar o fatality ao ganhar a luta. O feito se assimilava ao ato de receber uma medalha de ouro.
Doom (1993)
Lançado direto para computador, Doom destoa dos outros games. O gênero era tiro em primeira pessoa e os gráficos combinavam suspense com violência em uma harmonia quase perfeita. Apesar de confuso, o game ganhou imensa popularidade em sua época.
Bomberman (1994)
Também lançado originalmente para computador, Bomberman chegou para os games apenas em 1994. Com uma plataforma flexível, o jogo é um verdadeiro duelo de bombas nos mais distintos tipos de labirintos.
Detentor de um gráfico humilde, o jogo surpreendeu o mercado ao permitir a opção multiplayer com até 4 jogadores.
Donkey Kong Country (1994)
A verdade é que os games têm uma grande participação na infância de qualquer geek dos anos 90. Quando “Donkey Kong” chegou ao Brasil, o game cativou muita gente. Protagonizado por macacos, o jogo de aventura arrancava suspiros de uns e gritaria de outros por sua dificuldade e diversão proporcionada.
Crash Bandicoot (1996)
Quando a raposa geneticamente modificada de nome Crash começou a ganhar destaque, os gráficos já tinham ganhado considerada evolução e o Super Nintendo encerrava seu ciclo. Com um gênero de ação, o mamífero garantiu altas aventuras aos gamers e provavelmente provocou brigas para saber quem iria jogar primeiro, já que o jogo não tinha a opção multiplayer.
Resident Evil (1996)
Desde o primeiro título,"Resident Evil" era aquele jogo que a gente adorava, mas morria de medo! Aliás, assim como muitos outros games da época, ele também serviu de inspiração para virar história de filme.
Final Fantasy (1997)
Lançado originalmente para Playstation 1, o jogo é o sétimo título da série “Final Fantasy”. Centrada na história do mercenário Cloud Strife, o game possui admiradores até hoje. Prova disto é o lançamento recente do “Final Fantasy XV” com gráficos realistas e efeitos detalhadamente pensados.
Tony Hawk’s Pro Skater (1999)
Leia também: Meera Reed pode não retornar para última temporada de "Game Of Thrones"
Por fim, mas nunca menos importante, temos o jogo de esporte “Tony Hawk’s”. Protagonizado pelo skatista californiano que deu nome ao jogo, o game geek tinha vários cheats que tornavam as manobras e missões cada vez mais divertidas.