Neste domingo (4) o filme "A Forma da Água", de Guillermo Del Toro , conquistou o principal prêmio do Oscar 2018 . Mesmo em meio a polêmica de plágio pela semelhança com a peça "Let Me Hear Your Whisper", de Paul Zindel, a obra vem ganhando cada vez mais destaque na mídia.

Leia também: Macaulay Culkin detona "A Forma da Água" e mais em série de tweets sobre o Oscar

Guillermo del Toro foi o grande protagonista da cerimônia do Oscar em 2018
Reprodução/Globo
Guillermo del Toro foi o grande protagonista da cerimônia do Oscar em 2018

Para quem não sabe, nos Estados Unidos, o filho do dramaturgo Paul Zindel está acusando a Fox, o diretor Guillermo  del Toro e o produtor Daniel Kraus de terem copiado a peça do pai e terem renomeado de "A Forma da Água" . No entanto, o filme tem referências múltiplas a outras obras consagradas da cultura pop. Confira:

Leia também: Oscar vê na ternura de "A Forma da Água" a receita para as dores do presente

  • "Splash: Uma Sereia em Minha Vida"

Montagem / Reprodução IMDB
"A Forma da Água" e o longa "Splash"são muito semelhantes

A obra mais comparada com a "A Forma da Água" com certeza é o longa-metragem "Splash: Uma Sereia em Minha Vida" . A trama protagonizada por Tom Hanks retrata o romance entre uma sereia e um homem e até compartilha cenas muito semelhantes a obra vencedora do Oscar , como os laboratórios e o resgate.

Você viu?

  • "Pequena Sereia"

Montagem / Reprodução IMDB
"A Forma da Água" se aproxima de "A Pequena Sereia" pelo enredo

Apesar de ser uma animação clássica e não compartilhar de tantas cenas semelhantes, a comparação com "A Pequena Sereia" vem do enredo. Uma sereia e um príncipe se apaixonam, ele a resgata e dá suporte, até que finalmente uma grande decisão precisa ser tomada: um deles precisa deixar seu mundo nativo. Parecido, não?

  • "A Bela e a Fera"

Apesar das comparações com outras obras
Montagem / Reprodução IMDB
Apesar das comparações com outras obras "A Forma da Água" foi inspirado em "A Bela e a Fera"

Mesmo com a maioria das comparações estarem sendo feitas com criaturas aquáticas, a real inspiração para "A Forma da Água" é o clássico "A Bela e a Fera" . Na trama, uma criatura e uma donzela se apaixonam, enfrentam dificuldades para manter o relacionamento, para estabelecer uma comunicação e no final, novamente, são obrigados a tomar uma grande decisão.

  • "King Kong"

Montagem / Reprodução IMDB
"A Forma da Água" é o grande vencedor do Oscar e vem sendo acusado de plágio

E não para por aí! No clássico "King Kong" , independente de sua versão, um animal considerado o rei, ou um Deus, em sua terra nativa é diminuído em outra sociedade, apaixona-se por uma bela garota e tenta manter uma relação, que recebe a intervenção de núcleos exteriores. Reparou? Tem semelhança aí!

  • "O Fantasma da Ópera"

Montagem / Reprodução IMDB
"A Forma da Água" tem grande semelhança com outros roteiros disponíveis no mercado há anos

Talvez a mais distante das comparações, mas certamente semelhante. Ambas produções compartilham momentos musicais e de um romance com uma criatura. No caso de "O Fantasma da Ópera", um espírito que apesar das limitações e da anatomia congênita se apaixona por uma mulher e vive um romance que é julgado como impossível.

Leia também: Realismo fantástico de Del Toro provoca encantamento em “A Forma da Água”

A indústria cinematográfica e a imprensa observam de perto a ação movida contra os reponsáveis pelo filme "A Forma da Água", grande vencedor do Oscar 2018. Afinal, pode assumir você já viu esse filme e não é de hoje.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!