Fazer sucesso com o disco de estreia é sonho de quase todas as bandas. Nada melhor do que mostrar logo de cara a que veio e agregar uma legião de fãs. O problema é manter isso.

Leia também: Por que Lana Del Rey não cumpriu o hype?

O Franz Ferdinand é uma das bandas que não mantiveram o nível no segundo álbum
Divulgação
O Franz Ferdinand é uma das bandas que não mantiveram o nível no segundo álbum

Por isso, muitas bandas passam por algo chamado de "síndrome do segundo álbum": após fazer sucesso com a estreia, esses artistas sentem a pressão de manter o nível e, muitas vezes, não conseguem entregar o planejado.

Veja na lista abaixo cinco artistas que passaram por isso:

Franz Ferdinand

Em 2004, o Franz Ferdinand encantou toda a Europa com seu álbum de estreia, "Franz Ferdinand". Com hits como  T ake Me OutThis FireThe Dark of the Matinée , a banda escocesa logo virou uma das mais ouvidas no Reino Unido e, posteriormente, em todo o mundo.

Logo, as expectativas para o segundo álbum eram enormes, e ele não demorou para sair. No ano seguinte, a banda lançou "You Could Have It So Much Better", mas era melhor ter tirado um tempinho para curtir o sucesso. Apesar de ter bons momentos, como as faixas  Do You Want ToWalk Away , o disco era muito fraco e deu uma esfriada no hype em torno dos escoceses.

undefined
Divulgação
Capa de "You Could Have It So Much Better"

Prova disso foram as avaliações do segundo disco. Enquanto o primeiro álbum teve uma média de 87 pontos no agregador  Metacritic , "You Could Have It So Much Better" ficou com 83. A queda até que não é muito acentuada, mas a nota caiu em praticamente todas as publicações conceituadas, como  Rolling StoneThe GuardianPitchforkNME .

Apesar disso, o flop não causou muitos estragos na carreira do grupo. Eles seguem na ativa até hoje e lançaram outros dois álbuns: "Tonight: Franz Ferdinand", em 2009, e "Right Thoughts, Right Words, Right Action", em 2013.

The Stone Roses

No auge do britpop, entre os anos 1980 e 1990, o The Stone Roses surgiu como uma das bandas mais legais da Inglaterra. Com o álbum "The Stone Roses", o grupo rapidamente virou um dos mais populares do país e, consequentemente, da Europa. O disco já é um clássico e traz músicas como  I Wanna Be AdoredShe Bangs The DrumsI Am The Resurrection .

O segundo disco, que já era muito aguardado, teve mais hype ainda porque demorou cinco anos para sair. "Second Coming" veio só em 1994, mas passou longe de agradar os fãs. Com faixas como  Ten Storey Love SongBegging You , o álbum é indiscutivelmente muito pior que o de estreia – e todo mundo sabe disso.

The Stone Roses estourou em 1989, mas não manteve o nível com seu segundo álbum, em 1994
Divulgação
The Stone Roses estourou em 1989, mas não manteve o nível com seu segundo álbum, em 1994

A crítica caiu matando no segundo disco. Enquanto o primeiro conseguiu feitos incríveis, como nota 10 da  Pitchfork , cinco estrelas na  Uncut e quatro na  Rolling Stone , "Second Coming" foi uma lástima. O disco levou duas estrelas da  Rolling Stone , nota 6 da NME  e nota 6 da  Spin . Apesar disso, garantiu nota máxima do  The Guardian .

Coincidência ou não, "Second Coming" foi o último disco do Stone Roses. A banda acabou em 1996, mas se reuniu em 2011, sem gravar nada até agora. Em 2013, o grupo de Ian Brown foi headliner do Coachella junto com o Blur, mas fez um dos shows mais vazios do festival.

Jay Z

Atual milionário e marido da maior estrela do mundo, Jay Z surgiu para a música em 1996 com o álbum "Reasonable Doubt". Reunindo algumas de suas melhores músicas da carreira, como  Dead Presidents IIFeelin' ItAin't No Nigga , o disco é considerado até hoje um dos mais importantes do rap e da música contemporânea.

Na crista da onda, ele voltou no ano seguinte com "In My Lifetime, Vol. 1", mas sua carreira correu sério risco. Fraco, o disco não manteve o nível do primeiro, apesar de trazer as músicas  The City Is Mine(Always Be My) Sunshine .

Leia também: Minimalista lança "Banzo", seu segundo álbum

Jay Z estourou com o álbum
Reprodução/GQ
Jay Z estourou com o álbum "Reasonable Doubt", 1996

A crítica deu um duro golpe no rapper. Em sua estreia, ele teve nota 9,4 da  Pitchfork , cinco estrelas da  Rolling Stone e nota máxima da  XXL . Já "In My Lifetime, Vol. 1" levou nota 5 da  Spin e três estrelas e meia da  Rolling Stone .

Mas, como todo mundo sabe, isso não abalou a carreira do rapper. Sua obra-prima veio anos depois, em 2001, com "The Blueprint". Seu álbum mais recente é "Magna Carta Holy Grail", de 2013, e além da música, o cantor virou empresário e tem sua própria gravadora, a Roc Nation, e seu próprio serviço de streaming, o Tidal.

Kaiser Chiefs

Na época em que todo mundo achava que o rock estava morto e enterrado, uma banda de Leeds, na Inglaterra, chamava a atenção. O Kaiser Chiefs lançou o excitante "Employment" em 2005 e hits como  Everyday I Love You Less and LessI Predict a RiotOh My God tocavam incessantemente nas rádios.

O álbum seguinte, "Yours Truly, Angry Mob", veio dois anos depois, em 2007, mas não manteve o nível. Apesar de ter o maior hit da banda até hoje,  Ruby , o disco não tinha a mesma qualidade do anterior – coisa que a banda não conseguiu repetir até hoje.

O álbum
Divulgação
O álbum "Yours Truly, Angry Mob", do Kaiser Chiefs, não manteve o nível da banda

Como era de se esperar, a crítica não poupou os britânicos. O agregador  Metacritic mostra que a média de "Yours Truly, Angry Mob" é muito menor do que a de "Employment": o álbum de estreia tem 61 pontos de média, contra 78 do segundo, que teve nota 5 da  Pitchfork e apenas três estrelas da  Rolling Stone .

Depois de "Yours Truly, Angry Mob", o Kaiser Chiefs lançou outros quatro álbuns, mas nunca voltou a chamar tanto a atenção quanto no primeiro disco. Mas, pelo menos no Brasil, eles têm fãs fieis: o grupo foi atração dos festivais Lollapalooza Brasil e Planeta Terra e ainda voltou para cá para abrir a turnê do Foo Fighters, em 2015.

Guns N' Roses

Uma dos grupos de rock mais famosos do mundo, o Guns N' Roses lançou seu primeiro álbum em 1987. "Appetite for Destruction" foi um sucesso total com faixas como  Rocket QueenWelcome to the JungleParadise City .

No ano seguinte, a banda voltou com "G N' R Lies", mas colocou o sucesso em xeque. Tratado como o segundo álbum de estúdio da banda na época, hoje o trabalho é encarado como um EP, até porque tem só oito faixas (e metade delas só saíram depois do lançamento oficial).

Leia também: Os 20 melhores álbuns de 2016

O Guns N' Roses lançou um álbum que hoje é encarado como EP
Divulgação
O Guns N' Roses lançou um álbum que hoje é encarado como EP

O disco tem poucas críticas, mas as que foram feitas não são muito favoráveis. O site  AllMusic deu três estrelas e meia, enquanto o  Sputnikmusic deu nota 3,5 de 5.

Depois do aparente fracasso, o grupo de Axl Rose e Slash seguiu com outros três álbuns. Em 2008, a banda finalmente lançou "Chinese Democracy", que levou 15 anos para ficar pronto. Os americanos tocam no Brasil em setembro e são uma das bandas do Rock in Rio.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!