A lista de indicados ao Oscar 2018 foi anunciada na manhã desta terça-feira (23). O longa “A Forma Da Água”, de Guillermo Del Toro, conquistou 13 indicações, quase alcançando o recorde de “Titanic” e “La La Land: Cantando Estações”. “Três Anúncios Para um Crime” emplacou dois atores na categoria de Melhor Ator Coadjuvante e o longa “Artista do Desastre” foi indicado a uma única categoria: Melhor Roteiro Adaptado. Estrelado e dirigido por James Franco, o ator era um dos cotados para receber alguma indicação nesta edição, mas parece que a onda de denúncias em Hollywood fez com que a Academia não voltasse nenhum holofote para ele.

James Franco em cena no filme
Divulgação
James Franco em cena no filme "O Artista do Desastre"

Leia também: "A Forma da Água" lidera corrida para o Oscar 2018 com 13 indicações

Após levar para casa o prêmio do Critics Choice e, mais tarde, o de Melhor Ator em Comédia ou Musical no Globo de Ouro, James Franco foi surpreendido por uma denúncia de assédio nas redes sociais. Na ocasião, o artista entrava no tapete vermelho com o broche de “Time’s Up”, o movimento das mulheres contra o assédio em Hollywood e foi criticado pela colega Violet Paley. "Belo broche, James Franco", ironizou a artista. "Lembra daquela outra vez que você falou para uma amiga minha ir ao seu hotel quando ela tinha 17 anos? Depois de você já ter sido pego fazendo o mesmo com outra de 17 anos?", questionou. Sarah Tither-Kaplan também ironizou a situação. “Hey, James Franco. Bonito broche do Time’s Up no Globo de Ouro. Lembra-se há algumas semanas quando você me disse que ficar completamente nua em dois de seus filmes por $100 por dia não era exploração porque eu assinei um contrato para fazer isso? Time’s Up nisso!”, escreveu a atriz. As denúncias fizeram com que diversos internautas relembrarem a vez que ele flertou com uma adolescente de 17 anos nas redes sociais – algo que o ator na época negou as acusações.

Leia também: Scarlett Johansson critica James Franco na Marcha das Mulheres nos EUA

Em artigo publicado no Los Angeles Times, no dia 11 de janeiro, cinco mulheres já haviam acusado o ator de abusar do seu poder como um professor das artes cênicas e um mentor de maneira abusiva. No artigo, duas estudantes chegaram a afirmar que o ator ficava bravo no set quando elas recusavam filmar de topless.

Longe dos holofotes

Em contrapartida às denúncias, o advogado de James Franco, Michael Plonsker negou as alegações e durante o “The Late Show eith Stephen Colbert” formalmente. À revista People , uma fonte afirmou que “James está indo atrás de todas as suas ex-namoradas no último mês perguntando à elas sobre seu comportamento. Ele sabia que isso estava chegando e estava tentando chegar à frente da história”.   

Leia também: "Se errei, vou consertar", diz James Franco sobre acusações de assédio

undefined
Reprodução

James Franco no Globo de Ouro 2018

O ator deixou de ir ao Critics Choice Awards, onde recebeu o prêmio de Melhor Ator e chegou até a comentar sua posição no “Late Night with Seth Meyers” a respeito das acusações. “Tem umas pessoas que precisam ser ouvidas. Eu tenho o meu lado da história, mas eu acredito nessas pessoas que foram sub-representadas mostrando suas histórias de uma maneira que eu contenha coisas que poderia dizer, só porque eu acredito nisso demais”, comentou. O ator ainda ressaltou que o que está no Twitter não é preciso, mas que apoia as pessoas contarem suas histórias.

Entretanto, parece que o movimento de boicote aos assediadores em Hollywood tem ganhado força. No final do ano passado, o produtor Harvey Weinstein, depois de dezenas de acusações de assédio e abuso sexual, foi expulso da Academia. Agora, foi a vez da instituição deixar de lado o trabalho do artista na lista de indicações. Talvez uma nova era esteja surgindo no cinema dos Estados Unidos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!