Rosália (Magali Biff) dedicou sua vida à fábrica de reatores em que trabalha na periferia de São Paulo. Um belo dia ela é demitida com uma naturalidade dolorosamente artificial e o desamparo, ruidoso para qualquer um em tais circunstâncias, bate forte nessa mulher de 65 anos. É este o ponto de partida de “Pela Janela”, estreia de Caroline Leone na direção e ponto de partida da Sessão Vitrine Petrobras em 2018.

Leia também: Gianni Versace e fetiche por serial killers no 2º ano de "American Crime Story"

Cena de
Divulgação
Cena de "Pela Janela", que estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (18)

Premiado no festival de Rotterdam, “Pela Janela” versa sobre uma transformação de foro íntimo. Rosália jamais tinha saído de sua rotina, daquele seu universo mínimo, cômodo e sem sobressaltos. O amparo pelo irmão José (Cacá Amaral), quem a motiva a fazer com ele uma viagem pela Argentina de carro, se mostra providencial. José é mais viajado, relaxado, leve e sua vivência serve como bússola para Rosália que aos poucos vai se encontrando fora do que tinha para si como proposta de vida.

Leia também: Polêmica salarial em “Todo Dinheiro do Mundo” está deslocada da realidade

Leone constrói um filme de pequenos momentos, de microepifanias. De personagens se esbarrando, de um sentido maior emprestado de experiências interiores. Não à toa, o nome do filme faz referência a esse estado de observação, de transitoriedade. É um filme de rara sutileza no desenho de uma personagem congestionada por emoções que não necessariamente consegue ordenar e que se flagra em circunstâncias em que pode se libertar desse ordenamento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!