A atriz Ruth Escobar, uma das maiores incentivadoras do teatro no Brasil, faleceu na tarde desta quarta-feira (05) em São Paulo. Internada no Hospital 9 de Julho há cerca de um mês, a atriz veio a óbito por volta de 14h30. A informação foi confirmada pela Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo (APETESP), que também confirmou que o velório ocorrerá no Teatro Ruth Escobar, no bairro da Bela Vista na Capital Paulista.

Leia também: "Estamos aqui", diz idealizadora de peça sobre o espaço das mulheres no teatro

Fomentadora do teatro nacional, Ruth Escobar morre aos 82 anos em São Paulo
Nelson Aguilar
Fomentadora do teatro nacional, Ruth Escobar morre aos 82 anos em São Paulo

De acordo com informações da APETESP , o filho de Ruth Escobar , Nelson Aguiar, cuida da dos trâmites relacionados ao enterro. Ainda não há informações concretas sobre a causa da morte, mas Ruth estava internada há cerca de um mês. Ela foi diagnosticada com Alzheimer em 2000 e, com a progressão da doença ao longo dos anos, acabou suspendendo suas atividades profissionais.

Leia também: Projeto desafia autores a encenarem seus livros no teatro

Você viu?

Teatro

Nascida em Portugal, Ruth Escobar chegou ao Brasil em 1951. Casada com o dramaturgo Carlos Henrique Escobar, ela fundou sua primeira companhia de teatro, a Novo Teatro, no final dos anos 1950. Grande incentivadora da dramaturgia nos palcos, Ruth desenvolveu projetos para levar espetáculos à periferia. Inaugurou o teatro Ruth Escobar em 1964, atuou em mais de 30 peças e produziu outras 30. Pouco antes do diagnóstico, Ruth preparava uma releitura de “Os Lusíadas”, de Camões, que se tornou seu último trabalho como produtora.

Ruth também criou o Festival Internacional de Teatro , que trouxe para o Brasil algumas das maiores produções internacionais, como Time and Life of Joseph Stalin, de Bob Wilson, e Yerma, de Federico García Lorca.

Legado

Depois do diagnóstico e consequente afastamento dos palcos, a família da atriz chegou a fazer uma denúncia de negligência em relação a administração do patrimônio da artista. Os filhos de Ruth Escobar , Inês Cardoso e Nelson Aguiar fizeram duras críticas ao escritório responsável por administrar seu legado que, segundo eles, estava abandonado. Os materiais relacionados a artista incluíam fotos, programas de peças, fotos e outros artigos pessoais.

Outra filha de Ruth Escobar , Patrícia Escobar, se manifestou no Facebook. Confira:

Leia também: "Terça Tem Teatro" apresenta o espetáculo "Homens de Solas de Vento"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!