A atriz Ruth Escobar, uma das maiores incentivadoras do teatro no Brasil, faleceu na tarde desta quarta-feira (05) em São Paulo. Internada no Hospital 9 de Julho há cerca de um mês, a atriz veio a óbito por volta de 14h30. A informação foi confirmada pela Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo (APETESP), que também confirmou que o velório ocorrerá no Teatro Ruth Escobar, no bairro da Bela Vista na Capital Paulista.
Leia também: "Estamos aqui", diz idealizadora de peça sobre o espaço das mulheres no teatro
De acordo com informações da APETESP , o filho de Ruth Escobar , Nelson Aguiar, cuida da dos trâmites relacionados ao enterro. Ainda não há informações concretas sobre a causa da morte, mas Ruth estava internada há cerca de um mês. Ela foi diagnosticada com Alzheimer em 2000 e, com a progressão da doença ao longo dos anos, acabou suspendendo suas atividades profissionais.
Leia também: Projeto desafia autores a encenarem seus livros no teatro
Teatro
Nascida em Portugal, Ruth Escobar chegou ao Brasil em 1951. Casada com o dramaturgo Carlos Henrique Escobar, ela fundou sua primeira companhia de teatro, a Novo Teatro, no final dos anos 1950. Grande incentivadora da dramaturgia nos palcos, Ruth desenvolveu projetos para levar espetáculos à periferia. Inaugurou o teatro Ruth Escobar em 1964, atuou em mais de 30 peças e produziu outras 30. Pouco antes do diagnóstico, Ruth preparava uma releitura de “Os Lusíadas”, de Camões, que se tornou seu último trabalho como produtora.
Ruth também criou o Festival Internacional de Teatro , que trouxe para o Brasil algumas das maiores produções internacionais, como Time and Life of Joseph Stalin, de Bob Wilson, e Yerma, de Federico García Lorca.
Legado
Depois do diagnóstico e consequente afastamento dos palcos, a família da atriz chegou a fazer uma denúncia de negligência em relação a administração do patrimônio da artista. Os filhos de Ruth Escobar , Inês Cardoso e Nelson Aguiar fizeram duras críticas ao escritório responsável por administrar seu legado que, segundo eles, estava abandonado. Os materiais relacionados a artista incluíam fotos, programas de peças, fotos e outros artigos pessoais.
Outra filha de Ruth Escobar , Patrícia Escobar, se manifestou no Facebook. Confira:
Leia também: "Terça Tem Teatro" apresenta o espetáculo "Homens de Solas de Vento"