O rascunho de um mulher nua, em um desenho feito a carvão entre os anos de 1485 e 1538, está intrigando os cientistas franceses. Segundo eles, a peça pode ser um esboço da célebre pintura da "Mona Lisa", criada por Leonardo da Vinci . Com uma diferença notável: no esboço, a jovem está completamente nua - algo ainda mais incomum para a época em que os desenhos foram feitos.

Leia também: As dez obras de arte mais polêmicas de todos os tempos

Rascunho feito em carvão de Mona Lisa nua pode ser obra de Leonardo Da Vinci; especialistas irão analisar o desenho
Reprodução
Rascunho feito em carvão de Mona Lisa nua pode ser obra de Leonardo Da Vinci; especialistas irão analisar o desenho

Batizada de "Monna Vanna", a peça pertence desde 1862 à coleção de arte renascentista do Museu Condé, localizado no Palácio de Chantilly em Paris. Ao repararem nas semelhanças entre os desenhos, alguns cientistas chegaram a realizar diversos testes e apontaram que o esboço é "pelo menos em parte" de autoria de Da Vinci. Isso porque as mãos e a posição do corpo entre o rascunho e a famosa pintura são praticamente iguais à " Mona Lisa" , além de terem quase o mesmo tamanho.

Leia também: A censura mecanizada das redes sociais que ameaça universo das artes

A figura da mulher nua apresenta alguns pequenos buracos, o que sugere que ela pode ter sido usada para verificar seu formato em uma tela.Mais de 10 especialistas estão examinando o desenho, realizando diversos métodos científicos para comprovar sua autoria. O objetivo dos cientistas é conseguir precisar o ano em que a mulher foi retratada, a fim de averiguar se o esboço foi feito antes ou depois que "Mona Lisa" foi pintada, em 1503.

Leia também: Arte e conceito se encontram nas fotos de Camila Serigatti

A própria pintura original, a "Mona Lisa" tem sua musa inspiradora como uma incógnita. Muitos estudos atribuem que ela seria Lisa Gherardini, mas há diversas teorias sobre quem teria inspirado o gênio italiano. Esse mistério, contudo, nunca foi revelado e não foram encontradas anotações do pintor sobre quem poderia ser a dona do sorriso mais misterioso do mundo. Atualmente, o quadro faz parte do acervo permanente do Museu do Louvre, na França.

* com informações de ANSA Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!