O Festival do Rio divulgou os nomes dos 250 filmes que farão parte das mostras do evento entre os dias 5 e 15 de outubro. Além de exibir longas de cineastas estrangeiros e a “Premiére Latina”, que, como o nome já diz, destaca produções da América Latina. Mas a grande atração fica por conta da “ Premiére Brasil” , que esse ano traz mais de 50 títulos nacionais, entre eles o longa “Legalize Já”, que conta a história do surgimento do Planet Hemp , através da amizade entre Marcelo D2 (Renato Góes) e Skunk (Ícaro Silva).
Leia também: "Gabriel e a Montanha" é premiado na Semana da Crítica em Cannes
Outro destaque do Festival do Rio é o longa “Gabriel e a Montanha”, de Fellipe Gamarano Barbosa, que rodou o mundo nos principais festivais, incluindo Cannes , e agora chega finalmente ao país. Breno Silveira, de “2 Filhos de Francisco”, leva ao festival “Entre Irmãs”, com Marjorie Estiano e Nanda Costa, e Carolina Jabor exibe “Aos Teus Olhos”, com Daniel de Oliveira.
Leia também: Ele está com tudo! Chegou a hora de prestar atenção em Ícaro Silva
Murilo Benício também participará do festival, representando o longa “O Animal Cordial”, de Gabriela Amaral Almeida. Outro momento que deve atrair muitos curiosos será a exibição de “Os 8 Magníficos”, documentário que reúne alguns dos principais atores nacionais da atualidade, para debater sobre arte, a profissão e outras divagações. O grupo é formado por Maria Ribeiro, Fernanda Torres , Wagner Moura , Carolina Dieckmann, Sophie Charlotte, Mateus Solano, Alexandre Nero e Du Moscovis , e o projeto é dirigido por Domingos Oliveira.
Internacionais
Grandes nomes internacionais entram no cronograma do Festival do Rio também. Entre os diretores consagrados que terão novos filmes exibidos estão Roman Polanski (“Based on a true Story”), Luca Guadagnio (“Me Chame Pelo seu Nome”), Oliver Stone (“A entrevista de Putin”), Alexander Payne (“Pequena Grande Vida”), Sally Potter (“A Festa”), Geremy Jasper (“Patti Cake$”) e Kathryn Bigelow (“Detroit em Rebelião”).
Outro destaque da programação do Festival do Rio é o Prêmio Felix, que vai eleger o melhor filme de temática LGBTQ de uma seleção de 32 longas e 4 curtas, escolhido por um júri oficial. O “Foco Itália” vai celebrar o país, com exibição de 9 das mais recentes produções italianas, como “A Ciambra”, de Jonas Carpignano (Premiado na Quinzena dos Realizadores de Cannes 2017) e “Piazza Vittorio”, de Abel Ferrara (Veneza 2017).
Leia também: "O País do Cinema" volta em sua segunda temporada celebrando o cinema brasileiro