Os textos clássicos de William Shakespeare já foram interpretados nos palcos a exaustão. Ainda assim, artistas encontram novas maneiras de dar vida e adaptar os personagens do dramaturgo. “Romeu e Julieta” é provavelmente o mais comum das histórias do autor, e já recebeu diversas interpretações, desde as mais clássicas, até uma moderna releitura nos cinemas, protagonizada por Leonardo DiCaprio e Claire Danes. Outra história que é amada por fãs de teatro é Hamlet. A tragédia sobre o jovem príncipe da Dinamarca em busca de vingança pela morte do pai inspirou muitas interpretações. Aqui no Brasil, Thiago Lacerda e Wagner Moura já fizeram releituras do clássico e, ao longo dos anos, muito artistas interpretaram o papel. Dos protagonistas de “ Doctor Who ” e “Senhor dos Anéis”, até algumas atrizes, confira quem já interpretou o personagem:
Leia também: Benedict Cumberbatch e Jake Gyllenhaal podem vir ao Brasil para gravar "Rio"
Oscar Isaac
O ator que mais recentemente encarnou Hamlet no teatro foi Oscar Isaac, que o interpretou durante uma curta temporada em Nova York. Com críticas muito positivas, o intérprete de Poe Dameron na franquia “Star Wars”, a revista americana Variety chegou a chama-lo de “o melhor ator de sua geração”.
Leia também: Thiago Lacerda: “Não vou dizer que não sou galã, só nunca me preocupei com isso”
Sir Ian McKellen
O eterno Gandalf, de “Senhor dos Anéis” tem uma vasta carreira no teatro. Sir Ian McKellen estreou no West End em 1961 e desde então já participou de mais de 30 produções, incluindo os maiores textos de Shakespeare, como “MacBeth” e “Rei Lear”. Quando foi “ Hamlet ”, McKellen tinha 32 anos, em 1971.
Angela Winkler
Para quem acha que a interpretação do príncipe é exclusiva dos homens, Angela Winkler prova que não é bem assim. A atriz alemã interpretou o personagem em 1999 em Viena, gerando muitos elogios. Fazendo parte de uma curta lista de mulheres que já viveram o personagem, ela é uma das atrizes eternizadas no papel.
Thiago Lacerda
O ator escolheu uma abordagem mais tradicional para interpretar Hamlet em 2012. Com um cenário simples, ecoando as apresentações da época do autor. Além disso, a adaptação do texto buscou uma linguagem menos formal, aproximando mais o personagem com o público.
Benedict Cumberbatch
O Sherlock Homes contemporâneo, Benedict Cumberbatch tirou uma folga na interpretação do famoso detetive para viver o príncipe. A apresentação do ator, inclusive, foi transmitida ao vivo em cinemas ao redor da Inglaterra. Houve quem achasse a apresentação com ares cinematográficos demais, mas a atuação de Cumberbatch foi considerada por muitos como “tocante”.
Leia também: Wagner Moura engorda 20 quilos para viver traficante em série
Keanu Reeves
Saído do estrondoso sucesso de “Velocidade Máxima”, Keanu Reeves voltou a sua terra natal no Canadá apresentar sua versão de Hamlet. Em 1995 ele se apresentou no teatro de Winnipeg. Apesar de não ser tão celebrado no papel, ele causou um alvoroço por conta de sua performance, considerando que a cidade não costumava receber grandes apresentações.
David Tennant
Outro ator lembrado e celebrado por um personagem de fantasia, David Tennant deu vida a “ Doctor Who ” por três temporadas, de 2005 a 2013. E foi enquanto fazia o Doutor que ele subiu aos palcos londrinos para interpretar Hamlet em uma releitura moderna da história. Com um longo histórico no teatro, onde já foi premiado pro inúmeros papeis, Tennant arrancou elogios como Hamlet. A peça chegou a ser gravada e lançada como um filme para televisão.
Ralph Fiennes
Outro ator inglês com formação no teatro clássico é Ralph Fiennes. Com uma vasta carreira no cinema, incluindo o premiado “ A Lista de Schindler ” e a franquia “Harry Potter”, ele sempre a aliou ao teatro. Foi indicado ao Tony em 2007 pela peça “Faith Healer”, exibida na Broadway. O papel de Hamlet ele assumiu em 1995, também em Nova York.
Daniel Day-Lewis
Em 1989, um dos mais celebrados atores de Hollywood interpretou o príncipe no teatro em Londres. Na época, as críticas foram mistas, muitos comentando sobre o texto. Com poucas adaptações do original, a peça tinha quase quatro horas de duração. Outro comentário que chamou a atenção no período foi relacionado a uma declaração de Day-Lewis de que ele podia ver seu pai (morto anos antes) no palco com ele. Anos depois ele desmentiu o ocorrido, mas pro se tratar de uma história com profunda relação de pai e filho, a declaração do ator ficou marcada.
Wagner Moura
No auge de sua popularidade, em 2008, Wagner Moura decidiu também embarcar no teatro e dar vida a Hamlet . Com a popularização do Capitão Nascimento, Wagner tentou se afastar do papel ao embarcar em um clássico de Shakespeare. Ao lado do diretor Aderbal Freire-Filho, estreou a peça em São Paulo, sendo aclamada pela crítica, que chegou a chama-lo de “Hamlet de sua geração”.
Leia também: Por que Wagner Moura é o novo queridinho de Hollywood?