Apesar de muitos acreditarem que a internet está tomando lugar da televisão , os memes provam o contrário. Muitas das grandes criações desse novo formato de linguagem nas redes sociais surgem graças aos programas televisivos brasileiros. De episódios do século anterior até mesmo às atrações atuais, diversas celebridades se eternizaram por fazer parte de um meme clássico na internet .

Um dos mais duradouros programas da televisão, os memes do
SBT/Divulgação
Um dos mais duradouros programas da televisão, os memes do "Programa Silvio Santos" tornaram-se clássicos na internet


Leia também: Anitta se assusta com cobra em gravação do clipe de “Sua Cara” e vira meme

Relembre dez programas da televisão que renderam bons memes para os internautas:

“Casos de Família”

O programa
Reprodução
O programa "Casos de Família" já apareceu com histórias pra lá de inusitadas que conquistaram as redes sociais

Um clássico da televisão, o programa do SBT que entrou para a história não poderia deixar de ser um dos grandes produtores de memes na internet. No ar desde 2004, são mais de dez anos trazendo à tona as maiores brigas e desentendimentos familiares para a telinha. Alguns muitos sérios e outros um pouco bizarros. Apesar das controversas e atualmente comandado por Christina Rocha, “Casos de Família” fez e faz a sua história na internet.

“Programa Silvio Santos”

Depois de queda, o apresentador continuou com o programa do chão
Reprodução
Depois de queda, o apresentador continuou com o programa do chão

Um dos programas mais duradouros da televisão brasileira, o “Programa Silvio Santos”, apresentado pelo próprio dono da emissora, também é um dos grandes produtores de memes na internet, seja pela irreverência de Silvio ou pelos momentos inusitados que um programa de auditório pode proporcionar. Alguns memes que atingiram o status de clássicos nas redes, como o do garotinho que gosta de raça negra que participou de um quadro em outubro de 2000 ou até mesmo a queda do apresentador durante uma das gravações em junho de 2014.

“Clube da Criança”, “Xou da Xuxa”

Vídeo que deu origem ao clássico meme
Reprodução/Facebook
Vídeo que deu origem ao clássico meme "Se eu for, eu vou"

A rainha dos baixinhos também não passou despercebida pelos internautas. Dona de frases irreverentes que logo viralizam na internet, a apresentadora também comandou no passado diversos programas que foram grandes produtores de memes. Na década de 1980, no programa “Clube da Criança” na extinta TV Manchete, Xuxa protagonizou diversas cenas que renderam boas piadas e que atualmente são referências nas redes, como o clássico “aham, Cláudia. Senta lá!”. Entretanto, Xuxa e os memes parecem ser uma combinação perfeita porque mesmo anos depois, já na Rede Globo, a apresentadora também deu condições para que o memes “se eu for, eu vou” fossem produzidos nas telinhas da TV sendo atualmente relembrados e eternizados nas redes sociais.

Leia também: Fátima Bernardes entra voando em seu programa, fala "viado" e vira meme

“A Fazenda”

Nicole Bahls se consagrou como uma das rainhas dos memes no programa
Reprodução/Facebook
Nicole Bahls se consagrou como uma das rainhas dos memes no programa "A Fazenda"

Qual é o resultado de se colocar diversas subcelebridades acostumadas com a cidade grande trancadas dentro de uma fazenda? Muitos memes, é claro! Isso foi o que reality show da Record contribuiu para internet, mesmo anos depois de sua exibição. Ícones como Gretchen e Nicole Bahls que antes haviam sido esquecidas, voltaram para as redes sociais tidas como imperadoras pelo público e até mesmo se internacionalizando, como o que foi que aconteceu com a Rainha do Rebolado que este ano já protagonizou clipe da cantora estadunidense Katy Perry.

“Programa da Palmirinha”

A vovó da cozinha também não passou despercebida pelos internautas da nova geração
Divulgação
A vovó da cozinha também não passou despercebida pelos internautas da nova geração

Para quem gosta de uma boa comida, pode contar com essa amiguinha e as suas receitas em seu programa de culinária. Apesar de apresentar todo o estereótipo de vovó na cozinha, Palmirinha tem uma qualidade diferente: é uma grande produtora de memes. Chamar seu assistente boneco de “amiguinho” já conquistou todos os internautas para recriar situações que nem sempre são tão fofas quanto a da cozinheira.

“Mais Você”

A semelhança entre o cabelo das duas celebridades fez a internet cair na risada
Reprodução
A semelhança entre o cabelo das duas celebridades fez a internet cair na risada

Como todo bom programa de auditório, Ana Maria Braga acaba passando por diversas situações pra lá de engraçadas que acabam chamando a atenção dos internautas. A cozinheira que mandava soltar os cachorros quando a comida estava muito boa, não perdeu a sua capacidade de influenciar os memes nas redes sociais. Um dos mais recentes acontecimentos foi a vinda do cantor Supla ao seu programa, em que os dois apareciam com o estilo de cabelo semelhantes. As redes foram à loucura e o meme já se eternizou em diversas versões na internet.

“MasterChef”

O programa
Reprodução
O programa "Masterchef" em pouco tempo no ar também já rendeu muitos memes na internet

O programa de competição culinária teve o seu primeiro episodio no segundo semestre de 2014 ganhando vários fãs do programa que é exibido até hoje na televisão brasileira, ganhando até uma versão kids. Como todo reality show, o programa também produziu diversos memes nesses anos no ar, inclusive com uma personagem que marcou as temporadas: a coreana Jiang Pu. Entretanto, os apresentadores Paola Carosella e Érick Jacquin não ficam atrás quando o assunto é viralizar na internet.

“Encontro Com Fátima Bernardes”

Fátima Bernardes requebra ao lado de Ludmilla durante gravação do programa
Reprodução/GShow
Fátima Bernardes requebra ao lado de Ludmilla durante gravação do programa

Nós só sabemos que um clássico é um clássico depois de um tempo, mas o programa “Encontro com Fátima Bernardes” desponta como um grande candidato a ser reconhecido como um grande produtor de memes clássicos da internet. Exibido desde 2012 na televisão, a atração trouxe a jornalista para fora das bancadas com diversas atrações e conversas peculiares em frente às câmeras. Um dos mais notórios memes, foi com a apresentação da funkeira Ludmilla no programa em abril deste ano que a jornalista decidiu apostar alguns passos e caiu na rede fazendo a alegria de todos.

Leia também: Relembre dez vezes que os brasileiros foram os protagonistas da internet em 2016

“Senhora do Destino”

A reprise da novela
TV Globo / Divulgação
A reprise da novela "Senhora do Destino" também trouxe à tona a efervescência dos memes da novela

A novela da Rede Globo exibida em 2004 tinha uma trama pra lá de polêmica. Mostrando as dificuldades das vidas de diferentes mulheres, uma das personagens principais, Nazaré Tedesco, era interpretada por Renata Sorrah. Com o intuito de mudar de vida a todo custo, Nazaré se envolveu em diversas situações conflituosas que foram relembradas anos mais tarde pelas redes sociais e alguns memes da personagem acabaram até mesmo se internacionalizando sendo visto em contas gringas pelo mundo afora.  

“Globo Repórter”

O jargão do
Reprodução/Globo
O jargão do "Globo Repórter" já tomou conta do vocabulário nas redes sociais

Toda sexta-feira desde o início dos anos 1970, o “Globo Repórter” invade as televisões brasileiras para trazer alguma reportagem especial no formato de cinedocumentários. Apesar de trazer temas muitas vezes relevantes, revelar o estilo de vida em cidades do outro lado do mundo e até mesmo no interior do país, a apresentação do programa virou um jargão na sociedade brasileira que se incorporou nas redes sociais na forma de memes: “Onde vivem? Do que se alimentam? Como se vestem? Hoje, no Globo Repórter”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!