Mulheres ainda são deixadas de lado pela indústria do entretenimento – filmes que as colocam na posição de objeto ou subordinadas aos personagens masculinos e que as representam como frágeis e sem força não são incomuns. Mesmo assim, há personagens vividas por mulheres que foram notáveis e inesquecíveis na história do cinema, por isso, relembramos cinco mulheres maravilhosas que marcaram a história do cinema.

Leia também: Sete coisas que você precisa saber sobre Gal Gadot, a Mulher Maravilha

Ellen Ripley – “Alien”

Personagens de mulheres notáveis no cinema: Ellen Ripley
Divulgação
Personagens de mulheres notáveis no cinema: Ellen Ripley

Primeira protagonista de filmes de ação do cinema, Ellen Ripley se tornou um ícone depois de estrelar a franquia de “Alien”: ela foi a única a sobrevivente do ataque do xenomorfo na sua nave e ainda enfrenta a criatura nas continuações. A tenente Ripley era uma mulher forte e corajosa que, mesmo sob pressão, conseguia enfrentar as situações na tentativa de se livrar de uma vez por todas do passageiro indesejado. Indo além do aspecto da ficção, a franquia de “Alien” ficou conhecida inverter os papeis de homens e mulheres no gênero e, em “Aliens”, Sigourney Weaver foi uma das indicadas ao Oscar de Melhor Atriz de 1986.

Leia Organa – “Star Wars”

Personagens de mulheres notáveis no cinema: Leia Organa
Divulgação
Personagens de mulheres notáveis no cinema: Leia Organa

Ao contrário da imagem que se tem de uma princesa, Leia sempre pegou em armas e lutou lado a lado os personagens masculinos de “Star Wars”. A personagem de Carrie Fischer se tornou um símbolo do feminismo por se equiparar a qualquer um dos homens da franquia e estar sempre disposta a entrar em combate pelos seus ideais. Espiã, soldada, diplomata, líder rebelde: Leia Organa passou por todas as frentes que uma mulher forte como ela poderia e por isso conquistou o público, tanto os homens quanto as mulheres.

Leia mais: Animação: a escalada de um produto infantil à forma de arte

Hermione Granger – “Harry Potter”

Personagens de mulheres notáveis no cinema: Hermione Granger
Divulgação
Personagens de mulheres notáveis no cinema: Hermione Granger

Hermione marcou uma geração de meninas que cresceram vendo a personagem nos cinemas na saga de “Harry Potter”. Mesmo não sendo a protagonista, Hermione Granger conquistou o público por ser sempre tão firme e usar sua inteligência para salvar seus amigos em todos os filmes. Não só Hermione era uma aluna exemplar e estava sempre um passo a frente dos demais bruxos, mas ela precisava lidar constantemente com assédio de outros alunos de Hogwarts, pois seus pais eram “trouxas”. Se não fosse pela jovem bruxa, é provável que Harry não tivesse nem mesmo passado de sua primeira aparição no cinema.

Mia Wallace – “Pulp Fiction”

Personagens de mulheres notáveis no cinema: Mia Wallace
Divulgação
Personagens de mulheres notáveis no cinema: Mia Wallace

Completamente envolvida com o submundo da cidade, rodeada por drogas, mafiosos e traficantes, Mia Wallace é a esposa do gangster Marsellus Wallace no clássico “Pulp Fiction”. Sua figura feminina decida e envolvida com os poderes daquele pequeno universo fez com que a personagem de Uma Thurman virasse um símbolo da cultura pop e sua imagem é tão forte quanto qualquer outra do filme. Mesmo com uma moral duvidosa – Mia logo de cara toma uma overdose de cocaína e quase morre – ela é uma das personagens femininas que marcaram o cinema.

Leia também: "Star Wars" completa 40 anos: veja a evolução da franquia

Beatrix Kiddo – “Kill Bill”

Personagens de mulheres notáveis no cinema: Beatrix Kiddo
Divulgação
Personagens de mulheres notáveis no cinema: Beatrix Kiddo

Sanguinária, Beatrix Kiddo tinha sede de vingança em “Kill Bill”. Sofrer diversos abusos e violações a transformou em uma assassina poderosa e implacável que não conhecia obstáculos para alcançar seu objetivo. Mesmo tendo um passado conturbado, Beatriz catalisava em ódio em golpes fatais de artes marciais e eliminava qualquer um que entrasse em seu caminho e, por isso, é uma das mulheres mais notáveis do cinema .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!