Enquanto a gente se prepara para o frio do inverno no Brasil, o pessoal do hemisfério norte conta os dias para o início do verão. O verão, aliás, é a estação do ano preferida dos fãs de música: é nessa época que rolam os principais festivais nos Estados Unidos e na Europa.
Leia também: Os 10 melhores momentos do Lollapalooza Brasil 2017
Na lista abaixo, a gente preparou uma lista de 15 festivais de verão do hemisfério norte para quem ainda quer sua banda favorita neste ano. Veja:
Primavera Sound
Quando: de 31 de maio a 4 de junho
Onde: Barcelona, Espanha
Destaques: Arcade Fire, Frank Ocean, Bon Iver e The xx
Um dos principais eventos da Europa, o Primavera Sound abre a temporada de festivais de verão. Com quase uma semana de duração, o evento terá um dos artistas mais disputados do ano: Frank Ocean. Este, aliás, será o primeiro show do músico desde o lançamento de "Blonde", no ano passado. O festival ainda terá apresentações de Mac DeMarco, Run The Jewels, Skepta, Slayer, Grace Jones, Metronomy, Death Grips, Solange, Seu Jorge e Elza Soares.
Governor's Ball
Quando: de 2 a 4 de junho
Onde: Nova York, Estados Unidos
Destaques: Chance The Rapper, Lorde, Phoenix e Tool
O primeiro festival de verão de Nova York chega apostando no rap. O vencedor do Grammy Chance The Rapper será o destaque da primeira noite, que também terá Lorde. A histórica banda Tool, que completa 27 anos de estrada neste ano, é um dos grandes destaques. O festival ainda terá apresentações de Flume, Charles Bradley, Charli XCX, Childish Gambino, Rae Sremmurd, Cage The Elephant, Wiz Khalifa, Warpaint e Mac DeMarco.
Rock am Ring
Quando: de 2 a 4 de junho
Onde: Mendig, Alemanha
Destaques: Rammstein, Die Toteosen e System of a Down
Queridinho dos fãs de rock pesado, o Rock am Ring é um dos grandes festivais de heavy metal da Europa. Os três dias de festival fazem uma boa mescla de estilo, mas o foco mesmo é o rock, com Rammstein e System of a Down como headliners. O evento ainda tem apresentações de Gojira, Prophets of Rage, Bastille, Macklemore & Ryan Lewis, Liam Gallagher e Sum 41.
Bonnaroo
Quando: de 8 a 11 de junho
Onde: Manchester, Estados Unidos
Destaques: U2, Red Hot Chili Peppers, The Weeknd e Chance The Rapper
O Bonnaroo leva rock, rap e música eletrônica ao Tennessee, estado cuja captial Nashville é conhecida pela música country. Neste ano, o festival aposta em nomes consagrados como U2 e Red Hot Chili Peppers, mas também leva a nova safra, casos de Chance The Rapper e Travis Scott. O evento ainda tem apresentações de Lorde, Flume, Major Lazer, Cage The Elephant, Future Islands, Tove Lo, Royal Blood, Marshmello, The xx, The Head and The Heart e Tory Lanez.
Glastonbury
Quando: de 21 a 25 de junho
Onde: Pilton, Reino Unido
Destaques: Radiohead, Foo Fighters e Ed Sheeran
Considerado o maior festival do mundo, o Glastonbury volta para mais uma edição recheada de estrelas. O evento conseguiu uma das apresentações exclusivas do Radiohead, além de levar o Foo Fighters, que deve lançar novidades em breve. Misturando todos os estilos, o Glasto ainda terá shows de Katy Perry, The xx, The National, Royal Blood, Stormzy, Lorde, Alt-J, Justice, Run The Jewels, Solange, Phoenix, Warpaint, Metronomy e Laura Marling.
Leia também: The Who, Guns N' Roses e Def Leppard tocarão em novo festival em SP
Roskilde
Quando: de 25 a 27 de junho
Onde: Roskilde, Dinamarca
Destaques: Foo Fighters, Arcade Fire, The Weeknd e The xx
Aproveitando o verão na gelada Dinamarca, o Roskilde leva grandes nomes da música para o norte da Europa. O festival receberá a turnê do Foo Fighters e outras bandas que são figurinhas carimbadas no verao europeu, como The xx e The Weeknd. O evento também terá shows de A Tribe Called Quest, Justice, Solange, Blink 182, Future Islands, Icona Pop, Lorde, Slowdive, Popcaan, Anthrax e Father John Misty.
Rock Werchter
Quando: de 29 de junho a 2 de julho
Onde: Werchter, Bélgica
Destaques: Foo Fighters, Radiohead, Kings of Leon, Linkin Park e Arcade Fire
Neste ano, o Rock Werchter caprichou. O festival belga tem uma série de bandas com peso de headliner e faz uma boa mescla, indo do Kings of Leon ao System of a Down. O festival ainda terá apresentações de The Chainsmokers, James Blake, Alt-J, Imagine Dragons, Prophets of Rage, Royal Blood, The Kills, Blink 182 e Future Islands.
Eurockéennes
Quando: de 6 a 9 de julho
Onde: Belfort, França
Destaques: Arcade Fire, Iggy Pop, Phoenix e Justice
Um dos maiores festivais da França, o Eurockéennes chega para mais uma edição em julho deste ano. Com clara aposta no rock e na música eletrônica, o lineup traz nomes como Iggy Pop e Gojira ao lado de DJ Snake e PNL. O festival francês ainda terá shows de Gojira, Solange, Beth Ditto, Devendra Banhart, Gucci Mane, Explosions in the Sky, Savages, Booba e Royal Blood.
Super Bock Super Rock
Quando: de 13 a 15 de julho
Onde: Lisboa, Portugal
Destaques: Red Hot Chili Peppers, Future e Deftones
O festival português não é tão forte quanto seus concorrentes europeus, mas leva nomes e misturas interessantes ao país. O Red Hot Chili Peppers é o grande destaque do evento, que ainda terá os brasileiros Boogarins, Silva e Seu Jorge. O festival terá shows de Foster The People, Capitão Fausto, The Orwells, London Grammar e NBC.
Pitchfork
Quando: de 14 a 16 de julho
Onde: Chicago, Estados Unidos
Destaques: LCD Soundsystem, A Tribe Called Quest e Solange
Com uma pegada mais indie, o Pitchfork Festival tem dá o status de headliner a artistas que não chamam tanta atenção nos lineups de outros eventos. Além de LCD Soundsystem, A Tribe Called Quest e Solange, o festival tem shows de Dirty Projectors, Vince Staples, Thurston Moore Group, Angel Olsen, PJ Harvey, Nicolas Jaar, American Football e The Avalanches.
Tomorrowland
Quando: de 21 a 23 de julho, de 28 a 30 de julho
Onde: Boom, Bélgica
Destaques: Steve Aoki, Dimitri Vegas & Like Mike, Armin van Buuren e David Guetta
O mais famoso festival de música eletrônica do mundo não rolou no Brasil neste ano, mas continua a todo vapor na Bélgica, seu país natal. Neste ano, o Tomorrowland segue com a missão de levar seus visitantes para um mundo mágico e, para isso, conta com a ajuda dos maiores expoentes da música eletrônica. Estão no lineup Axwell /\ Ingrosso, Marshmello, Tiësto, Alesso, Yves V, Lost Frequencies, King Arthur e o brasileiro Alok.
Leia também: DJ Lost Frequencies comemora álbum de estreia: "Mudou minha carreira"
FYF Fest
Quando: de 21 a 23 de julho
Onde: Los Angeles, Estados Unidos
Destaques: Missy Elliot, Björk, Frank Ocean e Nine Inch Nails
Queridinho dos fãs de hip hop, o FYF Fest promete fazer misturas interessantes na edição deste ano. O rap ainda tem bastante destaque no lineup, mas artistas de outros gêneros também chamam a atenção. Além dos headliners, o evento terá A Tribe Called Quest, Erykah Badu, Iggy Pop, Solange, Run The Jewels, MGMT, Slowdive, Flying Lotus e Anderson Paak.
Panorama
Quando: de 28 a 30 de julho
Onde: Nova York, Estados Unidos
Destaques: Frank Ocean, Tame Impala e Nine Inch Nails
Em sua segunda edição, o Panorama leva a Nova York um gostinho do Coachella. Elogiado no ano passado, o evento dos mesmos produtores do festival californiano não tem um lineup tão pesado quanto na edição de estreia, mas traz nomes interessantes. Também tocam no Panorama Solange, Tyler The Creator, Alt-J, Belle & Sebastian, A Tribe Called Quest, Justice, Angel Olsen, Nicolas Jaar e MGMT.
Lollapalooza
Quando: de 3 a 6 de agosto
Onde: Chicago, Estados Unidos
Destaques: Chance The Rapper, The Killers, Muse e Arcade Fire
Depois das edições sul-americanas, o Lollapalooza volta ao seu país de origem em agosto. Com um lineup bem recheado, o festival continua fazendo jus ao status de um dos maiores dos Estados Unidos. Além dos headliners, o Lolla terá apresentações de Lorde, The xx, Blink 182, Justice, DJ Snake, Run The Jewels, Wiz Khalifa, Alt-J, Ryan Adams e Cage The Elephant.
Reading & Leeds Festival
Quando: de 25 a 27 de agosto
Onde: Reading e Leeds, Reino Unido
Destaques: Kasabian, Eminem e Muse
Com um lineup diferente dos outros festivais europeus, o festival itinerante leva os mesmos artistas para as cidades de Reading e Leeds. O foco é o rock, mas o evento tem abertura para o hip hop e a música eletrônica. Além dos headliners, tocam no festival Bastille, Major Lazer, Liam Gallagher, Haim, Flume, Two Door Cinema Club, Fatboy Slim e Migos.