Seja no cinema ou na televisão : personagens sem noção estão por toda parte. Às vezes eles tomam atitudes que a primeira vista parecem naturais e românticas, mas se pararmos para analisar direitinho, elas podem ser até um pouco assustadoras. Entre um filme de comédia, uma série engraçada ou até mesmo aquelas obras que tentam extrapolar no romance, certos personagens precisam ouvir umas verdades.
Leia também: Dez situações de sexo que as mulheres não aguentam mais ver no cinema
Pensando nisso, reunimos seis jornalistas da redação para dizer a nove dessas figuras, do cinema à TV, algumas reflexões que estavam guardadas durante todo esse tempo. Você concorda? Confira:
Ross Geller (“Friends”)
Ross, por onde começar? Primeiramente, mesmo que vocês estivessem dando um tempo, fazia HORAS. Não precisava sair correndo para o primeiro rabo de saia que você encontrou. Segundo, você é realmente insuportável. Não sei como a Rachel passou como a mais mimada da série, quando você conseguiu surtar até com um simples sanduíche. Você não consegue se enturmar porque é chato e ninguém tem paciência para as suas histórias. Ross, melhore.
Chandler Bing (“Friends”)
Chandler, você deu muita sorte. Todo mundo sabe que por trás das piadas existe um homem inseguro, menos você. Portanto, foi sorte que uma amiga que realmente te conhece tenha se apaixonado por você. Não é que as piadas sejam ruins, mas é que não custa nada tentar ser sincero em relação ao que você sente. Vale a pena!
Joey Tribbiani (“Friends”)
Joey, eu sei que parece que você é um sedutor, mas na verdade você é bem machista. Parece que você respeita as mulheres mas, na verdade, as únicas que você tolera são suas amigas. E mesmo assim você tentou ter um caso com uma delas! Joey, espero que a idade te faça entender que, mesmo que você não seja obrigado a se prender a ninguém, as outras pessoas merecem sua honestidade em relação a isso.
Leia também: Quebrando tudo! Mulheres aumentaram protagonismo no cinema em 2016
Christian Grey (“50 Tons de Cinza”)
Sr. Grey, eu nem precisaria te dizer o quanto você assedia Anastasia. Muitos veículos de comunicação já debateram esse tema. E o fato da sua história ser contada como uma de amor já é surreal. Mas, vale lembrar, quando alguém fala que não, ela quer dizer não. Não é pra invadir seu apartamento, encher ela de presentes caros ou passeios de helicóptero. Muito menos aparecer em lugar que ela está sem ser convidado! Não.É.Não.
Tom (“500 Dias Com Ela”)
Tom, sério?! Você achou mesmo que esse seu jeito sonso ia dar certo com a Summer? Francamente! Desde o começo, ela deixou bem claro que não queria nada com você. E, ao invés de aceitar numa boa e seguir a sua vida, o que você fez? Insistiu, encheu o saco da garota e continuou no pé dela por um bom tempo. E aí, quando ela terminou com você e se casou com outro, o que você fez? Ficou com raiva dela. Meu querido, presta a atenção aqui: VOCÊ NÃO TINHA ESSE DIREITO. Além disso, você idealizou uma Summer que nunca existiu fora de seus sonhos, e a culpou quando se deu conta disso. A culpa não foi dela, foi sua, que não conseguiu aceitar o fim. Entendeu, fofo? Para os seus próximos relacionamentos, fica o conselho: Perdoe as próximas “Summers” de sua vida em um período menor que 500 dias.
Sandy (“Grease”)
Sandy, você é ótima do jeito que você é. Você não precisa mudar o seu jeito de ser por conta de um cara babaca que não sabe lidar com as pressões sociais dos amigos dele. Às vezes os romances acabam sendo por algumas noites de verão com razão de ser. Eu sei que você pensa que ele é ótimo e sei que você está disposta a fazer tudo para vocês ficarem juntos, mas não precisa se esforçar ao ponto de mudar o seu guarda-roupa para se encaixar em determinados padrões. Tá tudo bem, você é jovem e ainda vai viver muitas noites de verão por aí e quem sabe com caras menos sonsos que o Danny. Se você quiser mudar o seu jeito de ser, mude por você - e não por um cara.
Leia também: "Homem Aranha", "Alien" e os filmes imperdíveis nos cinemas nos próximos meses
Hitch (“Hitch - O Conselheiro Amoroso”)
Hitch, querido, sinto que você precisa se esforçar um pouco mais no que diz respeito à lecionar como se “conquista” e “seduz” mulheres. Nos tratar como alguma espécie de animal primitivo que sente exatamente as mesmas coisas e reage às situações que nos colocam de frente com relações afetivas da exata mesma forma é, no sentido mais puro e simples, machista. E é óbvio que é extremamente egocêntrico e objetificador da sua parte achar que manja tanto de “mulher”, já que somos seres humanos e não um objeto que precisa ser estudado. O fato de ter rolado romance entre os seus (como você mesmo chama) clientes e as respectivas moças nas quais eles tinham interesse, foi sorte. Ou destino, nada além disso. Não existe essa profissão de “ensinar a apaixonar mulheres”, então não se empolgue. Você não é competente e nem capacitado numa carreira que nunca foi criada (risos). Ah, e quando nós dizemos “não”, realmente estamos querendo dizer “não”.
Henry (“Como se Fosse a Primeira Vez”)
Henry, ninguém nunca te chamou de obsessivo? Tem certeza que passar o resto da sua vida tentando “conquistar” diariamente uma pessoa é mesmo uma decisão sensata? Lucy, todos os dias, se esquece de você – o acidente e a falta de memória dela a coloca em um lugar de fragilidade, e você, como a pessoa mais lúcida, deveria se tocar de que o relacionamento de vocês é completamente manipulativo. Você joga com Lucy da forma como bem entender, ela, por sua condição, não tem qualquer liberdade para fazer as próprias escolhas. Seja uma pessoa melhor e pare de persegui-la – isso, na realidade, é bem assustador. A história de “amor” entre vocês é, na realidade, uma fantasia sua com relação a ela e o que vocês têm é bastante perturbador de se assistir calado.
Bruno (“Cilada.com")
Bruno, desde que você traiu Fernanda na frente de todos os amigos e familiares ela ficou completamente desiludida da vida e a única forma de se sentir um pouco melhor foi cometendo um erro em cima do seu. Eu sei que não é assim que as coisas se resolvem, mas por que você tem tanta necessidade de mostrar para as outras pessoas que você é bom de cama e ao mesmo tempo fica correndo atrás dela? Você tem que decidir o que realmente quer da sua vida, porque não sabe como é difícil estar com uma pessoa há tantos anos sem nunca receber um carinho ou ouvir um “Eu te amo”.
Leia também: Quebrando tudo! Mulheres aumentaram protagonismo no cinema em 2016