Sempre que qualquer questionamento aparece, os estudos são a única fonte confiável que conseguem salvar as pessoas de ficarem quebrando a cabeça. Nesse sentido, o Center for the Study of Women in Television and Film, da universidade de San Diego, comprovou nas últimas pesquisas que o protagonismo da mulher no cinema aumentou consideravelmente em 2016.
Leia mais:
"Romeo e Julieta", de Stan Lee, é o grande acontecimento das Graphic Novels
Ainda que a estrada seja longa, é fato que a caminhada das mulheres tem trilhado um caminho que conquista, mesmo que lentamente, cada vez mais ganhos. Prova disso é que, de 100 filmes que registraram maior bilheteria do cinema em 2016, 29% teve uma mulher como protagonista. Comparado ao ano de 2015, a porcentagem teve um ganho de 7% e, no geral, o número de personalidades femininas nas produções aumentou de 34% para 37%, segundo dados do centro de estudos.
Numa visão geral, o aumento foi significativo até no quesito étnico. Ainda de acordo com o trabalho do centro de estudos, o número de mulheres negras e asiáticas também aumentou em relação aos papéis de personagens principais nos filmes. No caso das mulheres negras, o aumento registrado no último ano foi de 13% para 14%. No das asiáticas, de 3% para 6%. No entanto, ainda que lógica de expansão tenha sido maior, alguns casos foram na contramão desse caminho e registraram quedas, como é o caso das mulheres latinas, com uma diminuição de 4% para 3% registrada no protagonismo dos filmes de 2016.
Leia mais:
Eleição de Trump não deve influenciar escolhas da Academia no Oscar 2017
Um aumento plural
De acordo com a pesquisa da academia norte-americana, o aumento do protagonismo das mulheres nos papéis principais do cinema não tem cara. O crescimento não ocorreu só nos gêneros de drama e comédia, por exemplo. A alta dos números ocorreu num panorama bem abrangente e inclui diferentes títulos que atraíram grandes públicos para sentar na frente das telonas . Confira alguns deles e suas protagonistas:
- Shailene Woodley, “A Série Divergente – Convergente”
- Mary Elizabeth Winstead, “Rua Cloverfield, 10”
- Mia Wasikowska,“Alice Através do Espelho”
- Meryl Streep, “Florence - Quem é Essa Mulher?”
- Leslie Jones, Melissa McCarthy, Kristen Wiig e Kate McKinnon, “Caça-Fantasmas”
- Mila Kunis, Kristen Bell e Kathryn Hahn, “Perfeita é a Mãe!”
- Blake Lively, “Águas Rasas”
- Emma Roberts, “Nerve - Um Jogo Sem Regras”
- Elle Fanning, “Demônio de Neon”
- Renée Zellweger, “O Bebê de Brigdet Jones”
- Emily Blunt, “A Garota no Trem”
- Amy Adams, “A Chegada”
- Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, “Estrelas Além do Tempo”