Neste domingo (19) o ator Benicio del Toro completa 50 anos. Um dos atores latinos de maior destaque e reconhecimento na indústria cinematográfica americana, del Toro nasceu em Porto Rico, porém toda sua carreira se estabeleceu nos Estados Unidos. Ele ganhou notoriedade por sua atuação e conquistou diversos prêmios, incluindo um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por “Traffic” do diretor Steven Soderbergh.
Leia mais: “Guardiões da Galáxia Vol. 2” ganha primeiro trailer e cartaz oficial
Sorte de principiante
Benicio del Toro já começou com o pé direito no mundo da arte: logo na década de 1980, o porto-riquenho participou das séries “ Miami Vice ” e “ Drugs Wars: The Camarena Story ” (“Guerra das Drogas: A História de Camarena”, em tradução livre). Logo ele se tornaria o ator mais jovem até então a viver um vilão na franquia do espião James Bond. Em “ 007 – Licença Para Matar ” o ator deu vida ao personagem Dario, entretanto, o filme não alcançou o sucesso esperado.
Leia mais: Episódio VIII vai se chamar “Star Wars: The Last Jedi"
Nos anos seguinte del Toro participou de diversos filmes que não foram reconhecidos e, em 1995, somente 15 anos após o início de sua carreira, ele estrelou o filme “ Os Suspeitos ”, o primeiro que o levou a concorrer em premiações voltadas para o cinema. Mesmo em ascensão, a carreira de Benicio del Toro acabou “esfriando” nos anos subsequentes até estrelar “ Traffic ” (“Trafego”, em português), de Steven Soderbergh . A produção teve mais de 25 indicações e com ela o porto-riquenho ganhou um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2000.
Cinema alternativo
Desde que participou de “Traffic”, del Toro fez diversos filmes que alcançaram bons resultados de público e ficaram conhecidos no circuito comercial, mas, talvez esse seja o segredo do ator, ele não deixou de participar de trabalhos mais voltados para o cinema cult . Os títulos mais notáveis estrelados pelo porto-riquenho são “ 21 Gramas ”, dirigido pelo também latino Alejandro Iñárritu , e “ Che ”, de Steven Soderbergh, que jamais teve o reconhecimento esperado para o nível da atuação de del Toro. “ Sicario ”, dirigido por Denis Villeneuve, teve 24 indicações em premiações e festivais pela performance do porto-riquenho, porém todos em circuitos alternativos de cinema.
Blockbusters
Del Toro, sobretudo nos últimos anos, acabou se rendendo aos blockbuster e integrou o elenco de produções que foram sucessos imensos ao redor de todo o mundo, mas que, se comparadas aos demais títulos de sua carreira, não têm o mesmo impacto artístico.
Leia mais: Trágico, “Rogue One” é o melhor “Star Wars” desde “O Império Contra-Ataca”
Em 2014 Benicio del Toro fez sua primeira aparição em “ Thor: O Mundo Sombrio ” com o personagem “O Colecionador”. Somente um ano depois ele estaria de volta em “ Guardiões da Galáxia ” reprisando seu excêntrico papel. Ainda no mundo dos heróis, a expectativa é de que o porto-riquenho tenha outras aparições como o alienígena. Mudando de universo, ele também está confirmado em “ Star Wars: Os Últimos Jedi ”, que estreia ainda esse ano. Ainda não foram revelados mais detalhes sobre o papel do ator na franquia.