Com 50 máquinas inéditas e 23 reproduções certificadas dos seus desenhos mais famosos, o gênio italiano Leonardo da Vinci ganhou um museu em Roma, inaugurado ontem (16). "A Leonardo Da Vinci Experience" fica na via della Conciliazione, próximo à Praça São Pedro, no Vaticano, e é a maior mostra já feita no mundo com todos os tipos de trabalhos de da Vinci, que atuou como pintor, astrônomo, escultor, matemático, engenheiro e cientista entre os anos de 1452 e 1519.
Leia mais: Museus se preparam para nova era e se transformam em agentes do presente
Novidade para apaixonados por arte
A mostra permanente conta a história das grandes obras do italiano, como a "Mona Lisa" e a tela "A Última Ceia" num espaço de 500 metros quadrados, divididos em cinco áreas temáticas, e com uma coleção de 50 "engenhocas" inéditas. "Há muitos outros museus na Itália e no mundo todo, mas a diferença é que este é didático e aqui todos podem ver diretamente suas criações, como Leonardo Da Vinci
as fez", disse Sandro Barbagallo, responsável pela consultoria técnica do museu que realizará mostra de Leonardo da Vinci.
Leia mais: O fenômeno das grandes exposições de arte em São Paulo
Para a reprodução autenticada e em tamanho real das obras do italiano, foramutilizadas técnicas do Renascimento. As peças também foram construídas pelos mesmos materiais utilizados por Da Vinci, a fim de respeitar os padrões impostos Ministério do Patrimônio Cultural de Atividades e Turismo da Itália. "Todos conhecemos esse grande personagem, mas poucos sabem de verdade o que ele representou para a Itália", afirmou Barbagallo. Apesar de rico em obras de arte, o museu está em evolução contínua e enriquecerá sua coleção para o ano de 2019, quando a morte de Da Vinci completará 500 anos.
Leia mais: Exposição "Arte Moderna" reúne mais de 100 obras na Pinacoteca de SP
O museu Leonardo Da Vinci
Experience fica aberto todos os dias, das 9h às 19h. Os ingressos custam 12 euros para adultos e 10 euros para crianças de 5 a 15 anos. Os bilhetes podem ser adquiridos pelo site da instituição.
Com informações de ANSA