Tamanho do texto

A maior database de animes e mangás oferece outras funções para os amantes de cultura pop japonesa que querem se organizar e não perder nada

A maioria das pessoas conhece a plataforma do IMDb – um site que fornece informações sobre filmes, série, atores e quaisquer coisas relacionadas – mas será que elas conhecem também o My Anime List? De acordo com o próprio site, eles são o maior e mais completo espaço de toda a internet com conteúdo sobre animes e mangás, além de oferecer uma plataforma em que os usuários podem interagir entre si e criarem suas próprias “listas”.

Leia mais:  Live-action de "Fullmetal Alchemist" ganha seu primeiro trailer; Assista

My Anime List é um imenso banco de dados sobre animes e mangás criado especialmente para o público dos otakus
Reprodução
My Anime List é um imenso banco de dados sobre animes e mangás criado especialmente para o público dos otakus


Em 2004, Xinil, como é chamado online, decidiu criar um local onde pudesse guardar informações sobre animes que gostaria de assistir. Sua ideia se popularizou entre seus amigos e assim surgiu o My Anime List , a maior “database” de animes e mangás do mundo. Hoje a plataforma tem mais de 130 milhões de acessos mensais, tem cerca de 40 moderadores,  milhares de usuários de todo o mundo – para se ter uma ideia, são aproximadamente 5600 perfis logados simultaneamente – e um aplicativo disponível para dispositivos móveis, o iMAL.

Em entrevista ao Tokyo Otaku Mode , o fundador revelou que, dois anos após criar o site ele tinha apenas 228 usuários, mas nos dois seguintes já passava de 40 mil cadastros, uma explosão imensa de popularidade. Do total de utilizadores do site hoje, 4,63% deles são brasileiros – atrás, apenas, dos Estados Unidos e da Inglaterra que, juntos, possuem quase 30% do trafego de acessos.

Como funciona?

O My Anime List tem, basicamente, duas funcionalidades primordiais – que o tornaram tão popular ao longo do tempo: lista e fórum . Entretanto, também há seções dedicadas somente à notícias e novidades do universo da cultura pop japonesa , especificamente, uma extensa base de dados sobre os animes e mangás e, agora, o site oferece – em parceria com os serviços do Crunchyroll e do Hulu – um serviço de streaming de animes.

Leia mais:  Hobby ou coisa séria, cosplays roubam a cena na CCXP: "Cansa, mas é incrível"

Perfil de usuário no My Anime List mostra listas, favoritos e até tempo assistido dos programas
Reprodução
Perfil de usuário no My Anime List mostra listas, favoritos e até tempo assistido dos programas

As listas são bem simples: após criar um perfil, o usuário pode marcar animes e mangás que gostaria de assistir, quais já assistiu, classificar as produções, escrever resenhas e comentários. A ferramenta foi criada para facilitar a vida dos “ otakus ” – pessoas interessadas por esse tipo de entretenimento – de plantão na hora de acompanhar sua lista e não se perder. O perfil dos usuários é possível encontrar quais são os títulos já vistos, os que pretende assistir, a pontuação que deu para as produções, seus favoritos e muito mais – inclusive quanto tempo da sua vida dedicou a assistir animes e ler mangás.

Leia mais:  CCXP 2016 exibe material exclusivo de “Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell”

O fórum do My Anime List funciona como uma comunidade dedicada à interação entre os usuários que, normalmente, discutem as novidades sobre esses tópicos, capítulos de animes e mangás recém-lançados e outros assuntos que englobam esse universo. Xinil, já em 2004, observou que era comum entre os “otakus” conversar e trocar muitas informações e recomendações, mas que não havia um local dedicado exclusivamente para isso.

A parte dedicada para os dados de animes e mangás é a maior disponível na internet. Índices com personagens, dubladores, equipe técnica, produtora, número de episódios e inúmeras outras curiosidades sobre os objetos são disponibilizados com facilidade para qualquer um – inclusive aqueles que não são cadastrados no site.

O My Anime List é uma ótima forma que os amantes de cultura japonesa de todo o mundo organizaram para ficar de olho nas novidades da área, interagindo com uma comunidade de pessoas que dividem uma mesma paixão: os animes e mangás.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas