Tamanho do texto

"Mestre dos Gênios" estreia falando sobre o universo literario da década de 1920; Confira 10 escritores que também tiveram adaptações para o cinema

O filme “O Mestre do Gênios”, que estreou na quinta-feira (20) é uma adaptação ambientada em meados da década de 1920 nos Estados Unidos contando a história de Max Perkins, um dos maiores editores literários do século 20, responsável pelos maiores autores do período. Perkins estava por trás de nomes que entraram para a história da língua inglesa como Scott Fitzgerald, Thomas Wolfe e Ernest Hemingway.  O título é uma adaptação do livro "Max Perkins: Editor of Genius" ("Max Perkins: Editor dos Gênios").

Leia mais:  Listamos os 12 palhaços mais aterrorizantes da cultura pop

O filme que estreia nessa quinta (20) é uma adaptação de um livro sobre o editor Max Perkins.
Divulgação
O filme que estreia nessa quinta (20) é uma adaptação de um livro sobre o editor Max Perkins.

O filme dirigido por Michael Grandage conta com os atores como Colin Firth  vivendo Max Perkins, Jude Law como Thomas Wolfe, Guy Pierce interpretando o autor Scott Fitzgerald e Nicole Kidman como Aline Bernstein. A adaptação  foi escolhida para concorrer na 66ª edição do Festival de Berlim pelo Urso de Ouro.

Leia mais:  Mel Gibson ensaia nova volta por cima em Hollywood com filmes pacifistas

A memória de grandes autores da literatura está mais viva na sétima arte do que nunca: essa não foi a primeira vez, muito menos a última, que o cinema cruzou o caminho dos livros. Adaptações e releituras de obras são lançadas regularmente, mantendo essa tradição acesa. Confira a lista com 10 autores clássicos que já tiveram seus trabalhos lançados em forma de filme:

Jane Austen

Adaptação da obra
Divulgação
Adaptação da obra "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen.


Jane Austen é um sinônimo de romances do século 19. A autora de origem inglesa foi a responsável por alguns dos títulos mais icônicos do gênero até hoje. "Orgulho e Preconceito" e "Razão e Sensibilidade" foram dois de seus trabalhos que já ganharam adaptações de sucesso para o cinema. A mais recente é de 2005, lançada quase 100 anos depois da primeira versão do livro.

Charles Dickens

Adaptação da obra
Divulgação
Adaptação da obra "Oliver Twist" de Charles Dickens


Um dos maiores escritores da era vitoriana, Charles Dickens criava romances com um conteúdo de crítica social que mantêm-se relevante até os dias de hoje. Seu livro “Oliver Twist” já se tornou um filme e, também, uma série.

Victor Hugo

Divulgação
"Os Miseráveis", de Victor Hugo, já rendeu diversas adaptações para outros veículos.


O autor francês Victor Hugo provocava o status da sociedade com suas obras que exploravam o lado obscuro da pobreza de seu país. “Os Miseráveis”, um de seus trabalhos mais notáveis, ganhou incontáveis adaptações, sendo as mais conhecidas em formato de musical e de filme. A última versão lançada foi em 2012 com Hugh Jackman e Anne Hathaway no elenco.

Sir Arthur Conan Doyle

O detetive Sherlok Holmes já foi vivido por diversos atores em suas adaptações.
Divulgação
O detetive Sherlok Holmes já foi vivido por diversos atores em suas adaptações.


Os trabalhos de Sir Arthur Conan Doyle são, até hoje, os mais importantes do gênero de suspense. O autor foi o criador do personagem “Sherlock Holmes” que, além de adaptações de suas obras originais, possui diversas outras versões baseadas nas suas histórias primordiais. Na série “Sherlock”, do canal BBC, o detetive é vivido pelo ator Benedict Cumberbatch . Já no cinema, seu filme foi estrelado por Robert Downey Jr .

Bram Stocker

Gary Oldman viveu o vampiro Drácula em
Divulgação
Gary Oldman viveu o vampiro Drácula em "Drácula de Bram Stoker".


Bram Stocker foi o responsável por criar a imagem que temos hoje dos vampiros. No final do século 19, ele escreveu “Drácula” que é, até hoje, um dos títulos mais importantes de terror que já foram criados. A versão mais famosa da história de Bram Stocker é do ano de 1992 com o ator Gary Oldman no papel de Drácula.

Mary Shelley

Divulgação
"Frankenstein", de Mary Shelley, já ganhou diversas adaptações para o cinema.


Uma das poucas mulheres da literatura do seu tempo, Mary Shelley escreveu “Frankenstein”, livro que deu vida a um dos maiores monstros que conhecemos da ficção. Sua obra já foi utilizada para incontáveis adaptações cinematográficas.

Scott Fitzgerald

Divulgação
"O Grande Gatsby" já foi adaptado quatro vezes para o cinema.


O trabalho mais conhecido de Scott Fitzgerald é “O Grande Gatsby” que, em 2013, ganhou uma adaptação para o cinema com Leonardo DiCaprio e levou diversos prêmios na edição de 2014 do Oscar. Há também outras três versões do filme: uma de 1926, uma de 1949 e uma de 1974.

Vladmir Nabokov

Poster do filme
Divulgação
Poster do filme "Lolita".


O russo Vladmir Nabokov deixou seu nome marcado na literatura mundial com o romance “Lolita”. O filme baseado em seu livro alcançou o mesmo status de importância no cenário cinematográfico: a produção de 1997 conquistou seu espaço na cultura internacional.

Anthony Burgess

Divulgação
"Laranja Mecânica" foi uma adaptação que marcou toda uma geração cinematográfica.


“Laranja Mecânica”, um dos títulos mais marcantes da história do cinema, dirigido por Stanley Kubrick , é uma adaptação do livro de mesmo nome do autor Anthony Burgess . Lançado em 1962, o romance distópico foi traduzido para as telas em 1971, ganhando notoriedade mundialmente.

Stephen King

Stephen King, criador de
Divulgação
Stephen King, criador de "O Iluminado", já teve diversas obras adaptadas para o cinema.


Stephen King é, provavelmente, o maior autor de terror da atualidade. Seus livros são best-sellers ao redor do mundo e as adaptações de seus trabalhos para o cinema se tornaram clássicos do gênero. “O Iluminado”, de 1980, por exemplo, tornou-se uma referência das produções de terror.

Leia mais:  17 filmes imperdíveis da 40ª Mostra Internacional de Cinema