Janis Joplin
Reprodução

Janis Joplin

No domingo (4) completamos 50 anos da morte de um dos maiores ícones do rock. Janis Joplin quebrou regras e mostrou que o lugar da mulher é onde ela quiser estar. Na esteira dessa data, chega ao Brasil sua biografia definitiva através da editora Seoman em “Janis Joplin: Sua Vida, Sua Música”.

O teor das composições unida à rouquidão e a emoção na voz de Janis dão o tom da carreira da maior e mais influente cantora de rock da história. Mas, por trás da figura que ela se tornou, há uma vida carregada de transgressões, quebras de paradigmas e frustrações no amor e no ambiente familiar.

Escrita por Holly George-Warren, jornalista duas vezes indicada ao Grammy e uma das mais respeitadas cronistas da história da música norte-americana, a biógrafa recorreu a familiares e amigos da cantora, ex-colegas de banda e pesquisou entrevistas há muito perdidas. Tudo até chegar na overdose acidental de heroína, que lhe tirou a vida a 4 de outubro de 1970.

Responsável por iniciar a batalha pelo fim da opressão e do machismo que existiam no mundo àquela época, Janis Joplin expunha sem medo suas convicções sobre temas como sexualidade e a psicodelia. Durante as 432 páginas do livro, iremos conhecer a mistura de musicalidade confiante, sexualidade impetuosa e exuberância natural que, juntas, produziram a primeira mulher estrela do rock dos Estados Unidos.

janis joplin
Reprodução
Capa do livro "Janis Joplin: Sua Vida, Sua Música"


Aos fãs da leitura de livros biográficos, sejam vocês roqueiros ou não, a história de Janis nos faz valorizar pessoas que, como ela, combateram a sociedade de forma tão firme e viril, gerando mudanças que décadas depois, ainda precisam de conclusão, mas graças a ela tiveram um início.

E para finalizar, as palavras da irmã da artista sobre a homenagem à Janis: 


“Uma descrição magnífica e muito interessante de Janis. Holly George-Warren tem um estilo de escrita atraente e cativante, e fiquei impressionada com a profundidade de suas novas entrevistas e informações. ” – Laura Joplin, irmã de Janis Joplin

Para pautas e sugestões: colunquartacapa@gmail.com


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!