Reconstituição do rosto e o crânio de Luzia: um dos itens que pode ter resistido
Reprodução
Reconstituição do rosto e o crânio de Luzia: um dos itens que pode ter resistido

Para aliviar um pouco (bem pouco) a revolta em torno do incêndio no Museu Nacional , subordinado da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, há a possibilidade de que alguns itens tenham sido preservados, como fósseis, espécimes milenares de moluscos e outros animais, Luzia , crânio do mais antigo ser humano encontrado no Brasil, um cofre com outras peças, assim como o Bendegó , meteorito que ficava na porta do palácio imperial. O museólogo Marco Aurélio Caldas, entretanto, disse à imprensa que "não sobrou nada", até porque o museu abrigava mais de 20 milhões de peças, delas apenas 1% em exposição, e o quinto maior acervo do mundo.

Leia também: Tragédia no Museu Nacional: presidenciáveis são rasos em propostas para Cultura

Esforço nas buscas nos escombros

A esperança é que estejam soterradas relíquias do Museu Nacional no térreo, abaixo de escombros do segundo piso, que desabou. O problema é que fósseis, por exemplo, resistem ao fogo, mas não a um desmoronamento.

Leia também: O empresário Sergio K. faz amizade de jogo com Beckham e Roberto Cavalli

Arqueólogos estão trabalhando para encontrá-las, e o diretor Alexander Keller já fez um pedido de verba para restauro ao governo federal. O presidente Michel Temer pretende reunir empresas e bancos para reparar - o que é irreparável.

 A coluna tentou contatar a assessoria de imprensa da instituição, sem resposta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!