![Spotify arrecada US$ 10 bilhões em 2024. Mercado mira 1 bilhão de ouvintes Spotify arrecada US$ 10 bilhões em 2024. Mercado mira 1 bilhão de ouvintes](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/4x/a9/b0/4xa9b0ec2jp87kna2qknccpw2.jpg)
Os números financeiros divulgados pelo Spotify nesta quarta-feira (29) explicam porque a plataforma é, na atualidade, a mais popular do planeta.
Em uma resposta aos dados da fintech musical Duetti, que também divulgou seus números em relação ao Spotify , a empresa fundada por Daniel Eik contestou eles, observando que esse relatório estaria "fora de sintonia com a realidade de como a indústria funciona" , quando abordou os números de pagamentos de royalties.
Agora, o Spotify bateu o recorde US$ 10 bilhões em pagamentos de direitos autorais para a indústria musical.
Há 10 anos, a plataforma contribuía com cerca de US$ 1 bilhão e mantinha em sua base de assinantes pagos, cerca de 15 milhões de pessoas. Esses números aumentaram consideravelmente em 2024, com a empresa contribuindo para a indústria musical com US$ 10 bilhões. Desde sua fundação, o Spotify já arrecadou quase US$ 60 bilhões.
No cenário atual, somando todas as plataformas de streaming, já são mais de 500 milhões de ouvintes premium. A meta global é que em um futuro não muito distante, existam 1 bilhão de assinantes que vão curtir suas músicas e artistas através deste formato digital.
Ainda em resposta aos dados da Duetti, o Spotify fez questão de esclarecer que existem algumas coisas específicas da empresa "que o tornam não apenas o serviço de streaming por assinatura mais popular, mas também o que mais paga".
De forma detalhada nesta coluna, o Spotify explica que os assinantes gostam das recomendações da plataforma, bem como de sua curadoria editorial especializada e que o fato da empresa permitir a descoberta de novos artistas, faz com que as pessoas continuem no aplicativo, reforçando a importância da retenção dos clientes.
Além disso, o Spotify afirma que a camada gratuita de ouvintes, permite um lucrativo modelo de negócio com a inserção de publicidade e, além do valor financeiro que isso gera, "mais de 60% dos assinantes Premium já foram
usuários da camada gratuita".
Trazer usuários que não esperam pagar por música e aprofundar seu engajamento significa que eles estão mais inclinados a se tornarem assinantes no futuro", diz o comunicado da empresa.
Atuação em novos mercados. Brasil, Índia, México e Nigéria se destacam
Outro ponto positivo abordado pelo Spotify é a presença da plataforma em novos mercados e com preços locais, fazendo um contraponto à uma visão de mercado superada de que não era possível monetizar certos mercados. Hoje, segundo a empresa, mercados emergentes como Índia, Brasil, México e Nigéria "são lugares onde nossos investimentos estão dando resultado".
Segundo, o Spotify, na atualidade, mais de 10 mil artistas geram mais de US$ 100 mil por ano. A IFPI(Federação Internacional da Indústria Fonográfica) apontou em 2024 que a plataforma contribui com cerca de um terço da receita global de streaming gravado. Mas um estudo abrangente recente de gravadoras e distribuidoras independentes da MIDiA Research mostrou que o Spotify representa mais da metade da receita de streaming de artistas de música indie.
O que isso indica é que o modelo do Spotify está permitindo exclusivamente mais espaço para que mais artistas encontrem sucesso e, finalmente, sustentem uma carreira na música, demonstrando uma mudança real em todo o negócio da música.
Nesta década, o valor global dos direitos autorais de música está em US$ 45,5 bilhões, uma década depois do seu ponto mais baixo, algo que deixa o Spotify como o ator principal no cenário financeiro dos players do mercado digital.
"Nosso objetivo é ajudar os artistas a colocar seu trabalho na frente de fãs existentes e futuros, continuar a inovar em nome deles e entregá-lo de uma forma que inspire as pessoas a pagar por ele. Integrar as pessoas ao streaming pago é precisamente o que aumentou nossos pagamentos — dez vezes — na última década" , disse David Kaefer, vice presidente de negócios musicais do Spotify.
E encerra: "Alcançar 1 bilhão de assinantes pagos em todos os serviços de streaming será um esforço colaborativo, exigindo inovação, parcerias estratégicas e um foco contínuo em entregar valor excepcional aos fãs de música em todo o mundo. É uma meta que estamos confiantes de que podemos atingir juntos".