Empresário e influenciador de sucesso, Leo Avent se tornou um verdadeiro sneakerhead depois que se viu colecionando, além de carros e relógios, também os tênis .
Com mais de 500 mil seguidores no Instagram , o criador de conteúdo divide diariamente detalhes de sua vida profissonal e pessoal, mas também não deixa de mostrar seus calçados super estilosos do momento.
Para os colecionadores, a sua principal motivação de ser um sneakerhead , como Leo Avent e o cantor Naldo Benny , é o investimento .
“Embora a maioria dos tênis sejam originalmente criados e usados para desempenho atlético, alguns sneakerheads como eu raramente usam seus tênis. E se uso, trato com o maior cuidado para garantir que o valor não diminua”, explica Leo Avent .
Os tênis podem ter a ver com estilo, história e até comunidade. Um novo estudo revela que, para os sneakerheads,
eles são uma faceta importante das suas identidades, especialmente para os homens afro-americanos que cresceram
nas décadas de 1970 e 1980
cobiçando os mais popularizados por estrelas do hip-hop
e lendas do basquetebol
.
“Quando Michael Jordan lançou seus tênis, porque ele era uma figura fundamental e seu desempenho era como nenhum outro, as pessoas queriam ser como Mike e queriam usar seus calçados”, explica Leo Avent .
Por fim, Avent
reforça que, quando novas tendências de tênis são lançadas, comprar não se trata de não conseguir controlar seus hábitos de consumo, mas algo muito maior que isso. A nostalgia, juntamente com as qualidades competitivas
e viciantes do colecionismo, também são fatores importantes.
“Quando você se aprofunda nesse universo de sneakerheads, é mais profundo do que isso. Tem a ver com identidade e nostalgia”
, completa.