A Academia de Artes e Gravação dos EUA, que promove o Grammy Awards , revelou na última sexta-feira (16) algumas novidades que afetarão algumas de suas categorias, com olhos para a Inteligência Artificial nas canções .
Na próxima edição do Oscar da Música , os artistas indicados às categorias Álbum do Ano, Gravação do Ano, Artista Revelação e Música do Ano contarão com apenas oito nomeados, ao invés de dez.
Além disso, nem todos envolvidos em uma canção indicada ao Grammy serão elegíveis ao troféu . Essa mudança poderá excluir profissionais como compositores, engenheiros e produtores .
Ou seja, o Grammy vai considerar apenas os criadores de música que fizeram parte de pelo menos 20% de um álbum , para que seja viabilizada a sua indicação à premiação.
Cerco fechado com a Inteligência Artificial
Outra mudança importante no Grammy Awards é que, após uma reunião do Conselho de Curadores da Academia no mês de maio, foram decididas algumas mudanças com foco em músicas produzidas sob o auxilio da Inteligência Artificial (IA).
“Apenas criadores humanos são elegíveis para serem considerados, indicados ou ganharem um gramofone. Uma obra que não contém autoria humana não é elegível em nenhuma categoria”,
disse a Academia
, em um comunicado reproduzido pelo
The Hollywood Reporter
.
Todas essas alterações serão implementadas e validadas para o Grammy 2024, que ainda não tem uma data oficial para ser realizado.