Centenas de nomes mudaram de vida ou ao menos alavancaram a carreira graças ao YouTube e a outras plataformas de vídeos, como TikTok e Kwai. Foi o que aconteceu com o humorista Whindersson Nunes — ou melhor, Lil Whind, codinome que o piauiense adotou ao assumir a faceta de cantor —,
dono de um dos maiores canais do mundo (44 milhões de inscritos) que, nas palavras de "Veja", tinha de caminhar seis quilômetros até a casa de um amigo para pegar uma filmadora emprestada e hoje se desloca não mais a pé, mas de jatinho rumo a shows pelo país.
Seja dançando, falando sobre moda, comportamento, jogos ou contando fatos do cotidiano de maneira bem-humorada, os "novos ídolos" tornaram-se fenômenos de popularidade. Com apenas uma câmera e cenários diversos, eles já alcançam milhões de seguidores. O exemplo mais recente é o do administrador Paulo Victor Mapa, de Vitória, no Espírito Santo, que bombou da noite para o dia após ser flagrado fazendo a coreografia do hit "Tubarão Te Amo"
no local em que trabalhava. Depois que o material se disseminou pelo meio virtual, PV Tubarão virou sinônimo de ascensão meteórica.
Outra cena que repercutiu no mês passado foi protagonizada por Beca Barreto, que chegou a ser cotada para o elenco do "Big Brother Brasil 23", e Mirella Santos, uma das Gêmeas Lacração. As pernambucanas uniram forma e movimento à canção "Macetar", que faz parte do EP "À Procura da Anitta Perfeita", de Anitta. Em apenas três horas, o conteúdo atingiu 2.277.430 reproduções. Beca e Mirella integram um dos times de creators escolhidos pela "mais internacional das nossas artistas" para a promoção das seis faixas de seu atual projeto fonográfico.
Há ainda o curioso caso de Ygor Sales, o Ygor Sales CDs, queridinho de diversos músicos, como os cantores Vitor Fernandes e Zé Vaqueiro.
O rapaz viu seu perfil ganhar força como influencer ao publicar histórias sonorizadas, muitos acharem interessantes ou engraçadas e passarem a brincadeira adiante. Basicamente, isso é chamado de "meme". "A internet revolucionou a comunicação entre pessoas e seus ídolos. O poder dela de transformar um anônimo em alguém célebre é absurdo. Não temos mais um monopólio onde uma empresa escolhe quem vai estourar e quem não vai", afirmou Sales durante rápido bate-papo com o site.
E o que dizer da tática adotada pelo influenciador Raphael Vicente? Ao dar asas à imaginação e produzir um videoclipe inspirado na Copa do Mundo de 2022 no Catar e no single "Waka Waka", de Shakira,
ele caiu nas graças dos internautas e viralizou tanto a ponto de despertar a atenção da própria estrela colombiana.
Ela, é claro, compartilhou o audiovisual, elogiou o resultado, mencionando que "isso é muito bom, adorei", e fez um convite: "Eu também estou feliz de te ver tão emocionado! Você vai ter que dançar comigo na minha próxima apresentação no Brasil". Como não amar os avanços da tecnologia?