Laila Zaid
Hilnando Mendes
Laila Zaid

Envolvida há bastante tempo em causas ligadas ao meio ambiente, Laila Zaid tornou-se este ano colunista da plataforma "Um Só Planeta", do jornal "O Globo", e viaja o país fazendo palestras sobre o tema. Em 2021, inclusive, lançou o "Manual para Super-Heróis: O Início da Revolução Sustentável", pela Editora Melhoramentos, em que ensina aos pequenos dicas práticas de sustentabilidade para serem executadas no dia a dia. A obra já está em sua segunda edição e vem sendo usada por algumas escolas. 

Soma-se a isso o fato de ter ido cobrir a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que aconteceu em Sharm el-Sheikh, no Egito, no mês passado. Sobre o surgimento da oportunidade, não escondeu a emoção ao declarar: "A GSCC fez um convite para criadores de conteúdo, e houve mais de 600 inscrições para apenas seis vagas do que a instituição europeia de comunicação chama de sul global. Eu fui a única brasileira selecionada! Fiquei muito feliz!".

Laila Zaid
Hilnando Mendes
Laila Zaid

Além dessas novidades, Laila também poderá ser vista em "Todo Dia a Mesma Noite", da Netflix, que mostrará a história do acidente da boate Kiss. No audiovisual, com direção de Julia Rezende, dá vida à delegada responsável pela apuração do caso. É importante frisar que em seu currículo também constam as novelas "Malhação", "Amor, Eterno Amor", "Além do Horizonte" e "Orgulho & Paixão", bem como os longas "Tim Maia", "Somos Tão Jovens" e "Pai em Dobro". Confira os melhores momentos na íntegra!

Laila Zaid
Hilnando Mendes
Laila Zaid

1. Como ativista ambiental, o que de mais relevante você "aprendeu" e viu na COP27? 

Acompanhei painéis maravilhosos, com pessoas que admiro, e me aprofundei ainda mais na questão da pauta climática. Tive a oportunidade de trocar informações com brasileiros engajados nessa causa, oriundos tanto de ONGs como do cenário político, como Marina Silva, Carlos Nobre e Izabella Teixeira. Foi engrandecedor! Aprendi muito! 

2. Estando num evento tão relevante quanto a COP27, como analisa o real interesse sobre o Brasil e seu bioma por lá?

Todo mundo está de olho no nosso país. O último governo era muito malvisto por quem combate a crise climática, e a volta do Lula está deixando as pessoas esperançosas. Elas sabem o valor da nossa biodiversidade, tanto para o equilíbrio ambiental como para o econômico! Temos tudo para sermos os protagonistas nessa luta!

3. Na sua opinião, quais as primeiras emergências que o mundo precisa resolver?

A principal delas é combater os combustíveis fósseis, que globalmente são o principal fator de aquecimento da Terra. Mas essa indústria é poderosa, e a gente pouco andou nesse sentido nessa COP, infelizmente. A transição para a energia verde está acontecendo, mas aos poucos. O Brasil tem tudo para ser um país de energia limpa rapidamente, porém nosso maior problema é a agropecuária, que é o principal fator de desmatamento. Este, por sua vez, é o que mais gera emissão de gases de efeito estufa. Então, temos de acabar com o desmatamento — o ilegal e o legal também!

Laila Zaid na COP27
Reprodução/Instagram
Laila Zaid na COP27

4. Você é mãe de duas crianças. Como aplica a sustentabilidade na educação delas, na sua rotina?

Esse tema permeia o nosso estilo de vida! Meus filhos já praticam sem nem saber. Então, escolhemos o que vamos consumir e como lidamos com nossos resíduos. A gente tem bastante contato com a natureza, eles passaram a pandemia no mato, plantando alimentos, compostando, o que é natural em sua rotina. Estamos sempre falando sobre o perigo do plástico e o que faz bem e o que não faz para o planeta. Ambos já têm isso neles! E eu morro de orgulho (risos).

5. No ano passado, você lançou uma publicação em que ensina essa temática de preservação para os pequenos. Chegou a ter retornos dos leitores? E já tem planos para novas obras?

Esse livro só me traz alegrias! Todo dia alguém posta alguma coisa sobre ele nas redes ou alguma professora o adota em sala de aula. Fico feliz! Escrevi pensando nos alunos das instituições de ensino onde sou voluntária na rede municipal do Rio de Janeiro e não esperava que fosse fazer sucesso! Mas isso mostra que as pessoas querem cuidar do meio ambiente. Tenho planos para algo novo, em breve!

Laila Zaid é autora do livro 'Manual Para Super-Heróis', da Editora Melhoramentos
Reprodução/Instagram
Laila Zaid é autora do livro 'Manual Para Super-Heróis', da Editora Melhoramentos

6. Bela Gil está no grupo de transição do novo governo. E Laila Zaid tem interesse em entrar para a política e/ou colaborar de alguma forma?

Hahahaha! Acho que sou radical demais para isso! Mas quero contribuir como puder para a causa ambiental! Ainda faço menos do que poderia. Tenho filhos pequenos, pouco tempo. Eu me vejo cada vez mais engajada, sim, mas dificilmente nesse cenário. 

7. Em breve, voltaremos a ver Laila Zaid atuando. Como foi fazer esse trabalho baseado num fato que até hoje choca o país?

Desafiador e maravilhoso! É sempre bom poder contar histórias reais em obras de denúncia. Essa série não deixa de ser uma denúncia à impunidade, que foi o caso da boate Kiss. E, como atriz, foi significativo fazer uma personagem mais densa ao lado de tanta gente talentosa. "Todo Dia a Mesma Noite" é forte e dura, na mesma medida que importante. Orgulho de fazer parte desse projeto!


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!