O Carnaval 2024 chegou ao fim, mas os artistas do Brasil seguem colhendo os frutos do sucesso pelo mundo. A coluna obteve um levantamento exclusivo, em parceria com o Spotify,
das músicas e artistas que bombaram em outros países durante a folia.
Analisando as músicas mais exportadas pelo Brasil durante o Carnaval, o Axé Music e o Pagode Baiano, gêneros que movem o público no Carnaval de Salvador, dominaram o pódio de exportação. "Perna Bamba", parceria do Parangolé (Tony Salles) com Léo Santana, foi a faixa que mais cresceu no exterior, com um aumento de 462%.
Já "Macetando", de Ivete Sangalo e Ludmilla, faixa mais escutada no Brasil, teve um aumento de 102% no mesmo período fora do país.
Fechando o pódio de exportação, Gusttavo Lima e Ana Castela surgem com "Canudinho - Ao Vivo", que cresceu 78% entre os usuários "gringos". Outra música que também chamou a atenção dos gringos foi a "Tem Café", de Henry Freitas, com crescimento de 56%.
VEJA RANKING DAS MÚSICAS MAIS EXPORTADAS PELO BRASIL DURANTE O CARNAVAL 2024:
1 - Perna Bamba (Parangolé e Léo Santana) - 462%
2 - Macetando (Ivete Sangalo e Ludmilla) - 102%
3 - Canudinho (Gusttavo Lima e Ana Castela) - 78%
4 - Tem Café (Henry Freitas) - 56%
5 - Baby eu tava na rua da água (TR, Mc Menor RV, Tropa da W&S) - 11%
Axé Music bombou
Destaque no Carnaval, o Axé teve um crescimento de 55% no exterior no mesmo período, com Portugal liderando o ranking de maior país consumidor do gênero. Em seguida, estão Argentina, Estados Unidos, Chile e Peru, consecutivamente.
As buscas pelos termos "Carnaval" e "Brazil Carnival" também subiram no exterior durante o feriado, com um aumento de 250% em relação ao período anterior à festa. Os países que lideraram as buscas pelos termos foram Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Itália e México.