O chef se desculpou com a colega após comentários
Reprodução
O chef se desculpou com a colega após comentários

Após Alex Atala receber inúmeras críticas por um comentário machista direcionado a Helena Rizzo, o chef de cozinha tentou se retratar. Durante sua participação no MasterChef Brasil no episódio de terça (22), o jurado convidado pontuou qualidades profissionais dos demais, mas lembrou apenas da aparência da colega.

Na edição reality show da Band que foi ao ar na última terça-feira (22), Alex disparou: "Não dá para falar da beleza da cozinha sem falar de uma mulher linda, de uma mulher que, de uma maneira muito especial, eu me apaixonei, chamada Helena Rizzo".

Com a repercussão da fala, o cozinheiro tentou se retratar por meio das redes sociais. "Fui infeliz ao ressaltar apenas a beleza da Helena para falar da beleza da cozinha. A importância da Helena para a culinária brasileira é gigante e não está, nem de longe, ligada à sua beleza", explicou.

"Quis mostrar que a Helena não precisou 'apenas' ser uma cozinheira genial, ela teve que vencer preconceito, machismo. Um machismo tão desgraçado e que está tão impregnado que se manifestou em mim sem eu sequer perceber", completou.

Helena Rizzo já foi eleita a melhor chef do mundo duas vezes, além de ganhar diversos prêmios e ser a única mulher brasileira a receber uma estrela do guia Michelin. 

Mesmo sem citar o nome de seu colega, a chef também desabafou nas redes sociais sobre misoginia e machismo. "Não dá para contar as inúmeras vezes em que enfrentei misoginia e machismo nesses ambientes de trabalho, as diversas vezes que me senti incomodada e que o 'melhor' que podia fazer era dar aquele sorrisinho constrangedor com o canto da boca e seguir em frente", disse.

"Fomos condicionadas, na minha geração, a normalizar os assédios, a jogá-los para baixo do tapete e seguir adiante. Sempre fiz isso, sem perder o foco de quem eu era e do caminho que queria percorrer. É triste constatar que em 2023 continua tudo igual (se não pior), com a única diferença de que hoje detectamos esse tipo de situação mais facilmente", finalizou.

*Texto de Júlia Wasko
Júlia Wasko é estudante de Jornalismo e encantada por notícias, entretenimento e comunicação. Siga Júlia Wasko no Instagram: @juwasko

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!