Wallace Leandro, ex- jogador da seleção brasileira de vôlei, postou em seu Stories do Instagram uma foto em um estande de tiro segurando uma arma. Na mesma publicação, o atleta compartilhou uma pergunta enviada por um seguidor, que queria saber se ele usaria a arma para dar um tiro na cara do atual presidente, Lula.
Além de compartilhar o questionamento de seu seguidor, ele ainda abriu uma caixa de perguntas para saber de seus outros fãs a opinião sobre o tema. Com isso, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou nesta terça-feira (31) em uma de suas redes sociais que a Advocacia-Geral da União (AGU) já foi acionada.
"Essa postagem foi feita pelo jogador de vôlei do Cruzeiro, e ex-atleta da seleção brasileira, Wallace Leandro em seu Instagram. Já acionei a AGU e vamos tomar todas as providências necessárias. Não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas!", escreveu Pimenta sobre o caso.
O jogador do Cruzeiro apagou a publicação horas depois dos prints circularem pela internet nas redes sociais, gerando o repúdio de outros atletas e políticos. A Confederação Brasileira de Vôlei repudiou o post feito pelo atleta.
"A CBV repudia qualquer tipo de volemia ou incitação a atos violentos, e entende que o esporte é uma ferramenta para a propagação de valores como o respeito, a tolerância e a igualdade", escreveram em uma nota.
A comissão de Combate às Discriminações da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) anunciou que deve denunciar Wallace Leandro de Souza pelo crime de incitação à violência.
Além disso, o Cruzeiro, atual time do jogador, em uma nota divulgada, disse que lamenta a publicação e pediu desculpas aos torcedores. O clube ainda não se manifestou se vai apurar o caso intensamente e diz apenas que reforça com a equipe e a atletas a responsabilidade do uso das mídias sociais.
Wallace tem em seu Instagram fotos do ex-presidente Jair Bolsonaro e do atual presidente Lula. No segundo dia de eleição ele declarou abertamente seu apoio ao Bolsonaro com um post dizendo: "Pelo Brasil, Jair Messias Bolsonaro 22".
Após a vitória de Lula, o jogador postou uma foto do presidente, acompanhada da seguinte frase: "O crime no Brasil compensa". E na legenda, escreveu: "Realmente o Brasil não é para amadores. Ps: aproveitando agora antes de começar a censura".
*Com a colaboração de Victória Rossi