A atriz Regina Duarte recebeu uma marcação em seu Instagram a respeito de um post feito sobre os atos terroristas cometidos por radicais bolsonaristas. A rede social classificou sua publicação como uma "informação falsa".
Na postagem, a atriz faz uma comparação entre o nazismo e o que aconteceu em Brasília, comparando o ginásio para onde foram levados os presos por participarem de atos antidemocráticos com os campos de concentração nazistas. Além disso, ela também mentiu ao dizer que o TSE não divulgou os códigos-fonte das urnas eletrônicas.
Vários internautas que foram ver a publicação feita por Regina se deparam com a seguinte mensagem: "Informação falsa. Checado por verificadores de fatos independentes."
Mas, por que a postagem foi dada como falsa?
O trecho da postagem que fala sobre os códigos-fonte é mentiroso. No post, a atriz alega que os acontecimentos recentes do país "trazem de volta o assunto do famigerado código-fonte prometido nas últimas eleições para o presidente da república".
Mas, logo após as eleições, as Forças Armadas divulgaram um relatório em que confirmavam a lisura do processo eleitoral brasileiro. Diante do relatório, os militares afirmaram que foi possível concluir que os dados de totalização dos votos das eleições de 2022 estão corretos. E que em nenhum momento o documento entregue à Justiça Eleitoral cita indícios de fraude ou processo eleitoral.
*Com a colaboração de Victória Rossi