Luciano Huck, Ana Hickmann e Xuxa têm mais do que só a fama em comum: os três são donos de negócios distintos fora do ambiente televisivo. Embora sejam muito bem remunerados por seus trabalhos na área artística, suas fortunas e patrimônios foram construídos com verbas de fora da TV.
A verdade é que todos eles aproveitam suas exposições nas maiores emissoras do país para extrair verdadeiras fortunas por meio de vendas de serviços, bens e capital de acionistas que decidem investir ou associar seus nomes.
"Muitas celebridades decidem fazer isso porque sabem que nem sempre a rentabilidade real dificilmente é proporcional à fama, ou seja, mesmo que a personalidade seja muito conhecida e falada isso não significa que ela é rica ou milionária", disse Matheus Nogueira, especialista em investimentos, à coluna.
Ele, que aborda temas complexos que vão de renda fixa até dicas de como começar no universo dos investimentos, ainda completa: "Esses ativos secundários dos famosos quase sempre possuem capital aberto e permitem, ainda, acionistas investidores, que funcionam como 'patrocinadores' do negócio e compram cotas dos lucros e rendimentos das empresas."
Os negócios, quando bem trabalhados, criam uma teia de empresas que é capaz, até, de superar a fortuna que essas personalidades criaram pela mídia.
Luciano Huck, só para se ter ideia, em 2010 fundou uma empresa que, hoje, tem participação em mais de outras 20. Ou seja, uma holding. "Isto é, ele também virou acionista", explicou Nogueira. Formado em Jornalismo pela USP, o apresentador da Globo também é sócio de gigantes como Reserva (moda) e Madero (franquia de restaurantes).
Ana Hickmann não fica para trás: além de ser um dos rostos mais bonitos da Record, a loira tem sua marca, a AH, que possui linha de joias, óculos, bolsas, calçados e cosméticos. A label de óculos da apresentadora do Hoje em Dia, por exemplo, é uma das mais vendidas entre países da Europa, Ásia e toda a América - inclusive, a mais vendida do Brasil.
Outra famosa que é exemplo de empreendedorismo é Xuxa. A eterna rainha dos baixinhos fundou, em 1982, sua Xuxa Produções que tem, internacionalmente, direitos sobre o uso da imagem e nome da apresentadora em qualquer área. Hoje, a empresa também atua como produtora e foi ela, por exemplo, quem trouxe a turnê de Michael Jackson ao Brasil em 1993. Fora isso, hoje ela também é sócia da maior rede de depilação a laser da América Latina.
*Com a colaboração de Lara Delon