Com apenas uma temporada lançada, a série que gerou polêmicas da Netflix, 1899, foi cancelada. Os criadores da trama e da ficção Dark, Jantje Friese Baran bo Odar postaram um comunicado para os fãs em suas redes sociais, alertando sobre o fim das produções e deixando um agradecimento ao público.
“É com o coração pesado que temos que dizer que 1899 não será renovada. Adoraríamos ter encerrado essa jornada incrível na segunda e na terceira temporadas, como foi com Dark. Mas, às vezes, as coisas não acontecem conforme o planejado. É a vida. Sabemos que isso decepcionará milhões de fãs por aí. Mas queremos agradecer a todos do fundo de nossos corações por fazerem parte dessa aventura. Amamos vocês, nunca se esqueçam”, escreveram em post do Instagram.
Lançada em novembro do ano passado, 1899 foi uma série bastante aclamada, mas que trouxe muitas polêmicas devido às acusações de plágio da quadrinista Mary Cagnin. Segundo a brasileira, a trama teria sido baseada em sua HQ Black Silence, publicada em 2016, com elementos muito parecidos com sua obra. "Ver uma coisa dessas acontecendo realmente parte meu coração", falou ela.
Mesmo com as acusações de plágio, Friese e Odar negaram qualquer tipo de cópia. "Até ontem nem sabíamos da existência dessa história em quadrinhos. Ao longo de dois anos, colocamos dor, suor e exaustão na criação de 1899. Esta é uma ideia original e não é baseada em nenhum material", disseram os criadores na época da denúncia.
“A história conta sobre um navio com imigrantes saindo de Londres com direção ao novo mundo, Nova York. A embarcação sai da sua rota quando encontram à deriva o Prometheus, um barco que está desaparecido há meses. Quando a tripulação resolve embarcar no navio misterioso em alto mar as consequências são imensuráveis” conta a sinopse da série.
A trama foi estrelada por Miguel Bernardeau, Andreas Pietschmann, Emily Beecham e Mathilde Ollivier. 1899 alcançou o Top 10 da Netflix e foi indicada ao Critics Choice Awards. Mesmo assim, não foi o suficiente para a renovação da série.
*Com a colaboração de Lara Delon