Aritana Maroni já coleciona cinco passagens por realities da TV aberta. Revelada na segunda temporada do MasterChef Brasil, a cozinheira se aventurou por três programas de confinamento da Record, e em um deles teve uma experiência trágica: pegou piolho, teve verme e desmaiou no curto período em que participou das gravações.
Em entrevista ao podcast Não É Nada Pessoal, apresentado por Arthur Pires e por este colunista que vos escreve, a situação bizarra ocorreu durante o Troca de Esposas, gravado em 2019. Ela foi enviada para passar uma semana na casa de uma família vegana, no interior de São Paulo, e passou por diversos perrengues.
"Foi uma coisa que me fez mal psicologicamente e fisicamente. Eu peguei piolho por causa do pombo, saí de lá com verme, perdi 3 kg em uma semana", relatou ela durante a entrevista.
Aritana foi para a casa da ativista vegana Nana Indigo e se deparou com diversas situações que ela considerava absurdas. Entre elas, uma gaiola com cerca de 30 pombos, que foram "regatados" e enjaulados, aos quais ela precisava alimentar diariamente durante o período em que rolaram as gravações.
"Eu via aqueles animais trancados em gaiolas... Tipo, eu tenho fazenda, lido com animais. Não venha me falar que você trancar 30 pombos numa gaiola, onde eu tenho que entrar para alimentar eles e pegar piolho, e que você tá cuidando dos animais porque lá fora o povo ataca estilingue no pombo", disse ela, inconformada.
A filha de Oscar Maroni relatou ainda que foi vítima de maus-tratos na casa da família de Nana Indigo. Proibida de se alimentar de qualquer produto de origem animal dentro da propriedade, ela foi ao mercado, comprou carnes e presunto, fez um lanche e um churrasco improvisado na calçada da residência.
"Era muito complicado, porque me chamavam de assassina, me tratavam muito mal", relatou. "Era eu numa cidade do interior sentada debaixo de uma árvore montando uma mesa com tijolo. Quando as pessoas passavam, elas me reconheciam. E a Record começou a ter um problema, porque como se segura as pessoas?"
O que também incomodou Aritana foi a varredura feita pela família em sua bagagem. Segundo ela, tiraram itens de higiene pessoal e até mesmo os brinquedos eróticos que havia levado à casa da família de ativistas para se autosatisfazer durante as gravações.
"Tudo que tivesse seda, fosse testado em animais, de couro, que tivesse contato com animal, eles iam tirar da mala. Eu sou viciada em brinquedos eróticos, quando eu vou pra confinamento eu levo. Sou casada há 20 anos, tomo testosternoa, eu preciso disso", comentou ela.
O episódio de Aritana é considerado um dos melhores da história do Troca de Esposas por conta dos conflitos ideológicos das duas famílias. Nana Indigo enfentou problemas com a Record por ter revelado detalhes do contrato, como o baixo cachê recebido. Além disso, classificou o programa como uma "odisseia demoníaca".