Anitta, Cristina Boner e Luiza Trajano se destacaram em 2022
Reprodução/Instagram
Anitta, Cristina Boner e Luiza Trajano se destacaram em 2022

O empreendedorismo feminino cresceu 114% em todo o mundo nos últimos 20 anos, com muitas empresárias famosas surgindo. Anitta, Cristina Boner e Luiza Helena Trajano são alguns dos nomes que foram além da superfície no mundo dos negócios: usaram de seus conhecimentos para empoderar e estimular outras mulheres a seguirem o caminho do sucesso em suas áreas.

A superfície da igualdade de oportunidades para todos os gêneros no mundo dos negócios pode até parecer que ainda está longe de superar os sistemas patriarcais, mas existem algumas mulheres de sucesso que estão superando esse obstáculo.

"Sempre atuei com movimentos de arrecadação de recursos que atenderam mais de 20 instituições em Brasília e São Paulo, prestando auxílio a centenas de crianças e idosos. Promovi a reforma da ala pediátrica para tratamento de câncer do Hospital de Base de Brasília e, em 2004, criei a OCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e a AME – Associação das Mulheres Empreendedoras. Nela ofereço cursos e oficinas gratuitas para que as mulheres possam se capacitar tecnicamente para ingressar no mercado de trabalho", disse Cristina Boner à coluna. 

Para o futuro, ela pretende trazer novas ideias e soluções para as mulheres atendidas em sua ONG. "Hoje, já atendemos mais de 10 mil, mas quero triplicar esse número. O avanço da automação das relações entre as pessoas e as empresas. Buscar novas formas de auxiliar as pessoas e as empresas a empreenderem, crescerem e se realizarem”, explicou.

Outra forte empreendedora que se destacou no ano é Luiza Helena Trajano. Formada em Direito pela Faculdade de Direito de Franca, que lidera um dos maiores impérios do e-commerce nacional, o Magazine Luiza. Graças a sua visão inclusiva, diversas mulheres foram contratadas para cargos de chefia. Hoje, a MagaLu é considerada uma das empresas mais inclusivas do país.

Anitta foi outro nome forte na área do empreendedorismo. Além de ser a Head de Criatividade e Inovação da Skol Beats, ela é sócia da Fazenda do Futuro, que trabalha com uma linha de alimentos veganos, e neste ano deixou o conselho da Nubank para assumir o posto de embaixadora global da marca.

Virginia Fonseca é outra mulher que conseguiu empoderar diversas outras seguidoras. Além de se consolidar como uma empresária de sucesso com a linha de produtos de cuidados para bebês, ela usa as redes sociais para ajudar outras jovens mães a aprender a conciliar suas rotinas de trabalho com os filhos..

Outro exemplo de sucesso no empreendedorismo é Rihanna. Mesmo com um hiato musical de quase uma década, a cantora aproveitou seu afastamento dos palcos para solidificar sua linha de lingerie, a Savage X Fenty, e a de beleza, Fenty Beauty, que a colocaram na lista das empresárias mais bem-sucedidas do ramo no mundo.

*Com a colaboração de Victória Rossi

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!