Globo consegue renovar concessão por mais 15 anos
Reprodução/Globo
Globo consegue renovar concessão por mais 15 anos

Nesta terça-feira (20), a Globo venceu uma “batalha” contra o Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e quebrou o protocolo ao noticiar a renovação de sua concessão no Jornal Nacional. A jornalista Ana Paula Araújo também mencionou a renovação da autorização de funcionamento da Bandeirantes, em Minas Gerais, e da Record, em São Paulo. Este decreto presidencial ainda será apreciado pelo Congresso. 

A emissora líder de audiência tem a política de ignorar a concorrência, mas abre exceções em situações de interesse público, jornalístico e editorial. A informação sobre o decreto do Presidente foi divulgada em formato de "nota simples", ou seja, quando o apresentador não faz o uso de imagens para passar a notícia. 

O Presidente renovou a concessão da Globo por mais 15 anos a 11 dias de encerrar seu mandato. Bolsonaro passou um bom período à frente do poder Executivo dizendo que poderia vetar uma nova autorização para a Globo. A portaria será publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira. 

De acordo com Ana Paula: "A Secretaria Geral da Presidência da República divulgou nota agora à noite informando que o presidente Jair Bolsonaro editou decreto renovando a concessão da TV Globo por mais de 15 anos no Rio de Janeiro, em São Paulo, Minas Gerais, no Distrito Federal e em Pernambuco", explicou. 

"Segundo a secretaria, o processo de renovação seguiu os ritos previstos no decreto que regulamenta os serviços de radiodifusão, que contém uma série de requisitos que devem ser cumpridos pelos interessados", acrescentou a jornalista. 

"Foram renovadas também as concessões da TV Bandeirantes, em Minas Gerais, e da Record, em São Paulo. De acordo com o artigo 223, da Constituição, os processos serão agora enviados por mensagem presidencial ao Congresso Nacional para análise e deliberação", conclui.

*Com a colaboração de Lara Delon

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!