Após três anos sem plateia para recepcionar os eliminados, o Big Brother Brasil voltará a ter a participação do público a partir deste ano, sempre nas noites de terça-feira. Tadeu Schmidt, que apresentará o reality show pelo segundo ano consecutivo, estreará à frente de um auditório.
As inscrições para participar da plateia do BBB23 já estão abertas no site oficial da Globo, o Gshow. Antes, o ícone do reality show estava inativo, mas a partir desta semana já voltou a ficar visível para os internautas juntamente com os dos programas Domingão com Huck, Encontro com Patrícia Poeta e The Voice.
A última vez que o BBB teve uma plateia foi exatamente no dia 10 de março de 2020, quando Victor Hugo Teixeira foi eliminado no paredão contra Babu Santana e Manu Gavassi. O programa ainda estava sob o comando de Tiago Leifert.
Após essa eliminação, a Globo decidiu suspender de vez a presença de anônimos na recepção dos participantes por conta do avanço da pandemia de Covid-19 no Brasil. Exatamente no dia 11 de março, foi decretado o lockdown no país.
Pyong Lee foi eliminado na semana seguinte, e Tiago Leifert o recepcionou em outro estúdio. No lugar dos abraços e apertos de mãos, o apresentador manteve um certo distanciamento e tocou o hipnólogo com o cotovelo.
Com o avanço da ciência e a vacinação massiva da população, a Globo mudou seus protocolos e agora se sente mais segura para voltar a reunir a plateia nas noites de terça-feira no reality da Globo.