O Amante de Lady Chatterley está em alta na Netflix; plataforma planeja recorde de faturamento bilionário
Reprodução/Netflix
O Amante de Lady Chatterley está em alta na Netflix; plataforma planeja recorde de faturamento bilionário


A plataforma de streaming Netflix planeja superar o faturamento das emissoras SBT e Record com a inserção de publicidade em seus conteúdos em 2023. Com este plano, a multinacional conseguirá ficar cara a cara com sua maior concorrente, a Globo, em até 5 anos, além de obter um crescimento de 30% de seus lucros graças aos patrocinadores.

O site NaTelinha teve acesso a vários documentos internos de projeção financeira da plataforma para o próximo ano, indicando que serão as publicidades que irão compensar a perda de assinantes, que, segundo a plataforma, terá um déficit de 500 mil usuários, ficando abaixo dos 20 milhões pela primeira vez em dois anos. 

Porém, esta perda não será um grande problema, pois o streaming investirá muito nos anúncios publicitários e diferentes pacotes de assinatura para os clientes. A ideia é que as propagandas apareçam em conteúdos nacionais e internacionais, além de criar pacotes específicos para grandes produtos de empresas, com preços competitivos do mercado, para fazerem publicidades pontuais em determinadas séries ou episódios.

Segundo dados da Mídia Market, em 2022, o mercado investiu cerca de R$ 1,7 bilhão na TV aberta, com 70% desse dinheiro voltado para a Globo. Já nos documentos da plataforma, serão mais R$ 2,9 bilhões de investimento em conteúdo publicitário, que podem ser alcançados pela Netflix, pois o streaming prevê um crescimento de R$ 270 milhões com as propagandas.

A plataforma faturou R$ 7,98 bilhões em 2021 só no Brasil. Mesmo com um número menor em 2022, de R$ 7,5 bilhões, a Netflix pretende arrecadar mais de R$ 9 bilhões para o próximo ano. 

A empresa também prevê faturamento através da Lei Rouanet, incentivo fiscal do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para produção de suas séries originais, ou para futuras novelas. 

"Na peça orçamentária feita pela direção da Netflix no Brasil, existe projeção anual e de médio prazo. Para 2027, a plataforma pretende chegar a casa dos R$ 15 bilhões arrecadados, o que a colocaria em disputa com a Globo. Mas não há detalhes sobre como isso deve ocorrer", diz a reportagem do NaTelinha. 

*Com a colaboração de Lara Delon

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