Seguindo com seu processo de enxugamento da folha de pagamentos, a Globo optou por não renovar o contrato de Fernanda Lima, que deixará a emissora em janeiro, após 18 anos. Como está sem projetos a curto prazo, ela já foi avisada pela direção sobre sua dispensa assim que finalizar o acordo vigente.
"Não sei o que será do futuro, eu quero deixar um pouco livre, quero estudar um pouco. Também o meu contrato com a Globo encerra em janeiro. Então, vem aí um mundo mais livre, onde eu, provavelmente, não vou estar contratada. Então, acho que pode ser bom também, deixar um pouco sem saber o que vai rolar", disse com exclusividade à coluna.
Fernanda foi uma das convidadas do TikTok Awards, realizado na noite de segunda-feira (12), em São Paulo. A coluna teve o privilégio de conversar com ela em seu camarim, minutos antes de subir no palco para entregar um dos troféus da premiação.
Ela havia sido contratada pela Globo em 2005 para protagonizar novelas após uma passagem bem-sucedida pela MTV. No mesmo ano de sua estreia na dramaturgia, foi convidada para comandar o finado Video Game durante a licença-maternidade de Angélica. A partir daí, emendou diversos projetos na casa, a maior parte deles como apresentadora.
Após tantos anos com um contrato fixo e salário garantido no final do mês, Fernanda não esconde uma leve insegurança ao pensar no futuro e nas possibilidades de sua carreira fora da líder de audiência.
"Ah, são muitos anos, né? Então, é uma segurança que a gente tem muito grande, aonde eu pude criar o maior projeto da minha vida, que foi o Amor & Sexo. Então, é claro que a gente fica: 'Nossa, vou ficar um pouco órfã'. Mas, ao mesmo tempo, dá uma sensação de liberdade, de que novas coisas vão acontecer. Durante todo esse processo, fui muitas vezes procurada, assediada. Então é legal saber que eu vou poder olhar para outros projetos e, talvez, aceitar outras coisas", ponderou.
Seu grande marco na emissora foi o Amor & Sexo, um dos programas mais transgressores da TV aberta brasileira. Após 11 temporadas, ele chegou ao fim em 2018. Neste meio tempo, Fernanda comandou dois realities musicais na casa, o Superstar (2014-2016) e o Popstar (2017). Mas desde 2020 ela estava somente no GNT, onde apresentou o Caminhos Zen e o Bem Juntinhos.
De olho no futuro
Fernanda tem prestado cada vez mais atenção nas plataformas digitais e vem recebendo todo o suporte de um time de "experts": seus próprios filhos. O trio vem ensinando a apresentadora como mexer em redes sociais como o TikTok para produzir conteúdos e até mesmo como ferramenta de informação.
"Eu ainda estou adentrando nesse universo, mas como tenho filhos adolescentes, eles me apresentaram essas novidades, e é muito legal ver como isso traz uma cultura, né? Eu vejo meus meninos crescendo em paralelo com o crescimento do TikTok, e vejo eles escolhendo também o caminho que eles querem, as coisas que eles escolhem ver, eles dividem comigo. Então é interessante, é uma nova geração, uma nova linguagem, né? E eu tô bem curiosa com tudo isso", comentou.
"Todas as notícias que eu vejo durante o dia, eu vou contar pra eles e eles já sabem. Teve um momento que eu falei: 'Ai, que saco! Vocês só fazem isso'. Aí vem aquela coisa do pai querer criticar e, de repente, a gente entendeu que é superlegal. Eles tão ali, tendo acesso ao mundo. Tudo bem, às vezes com linguagem diferente, com recortes diferentes. Então, a gente também tem que estar próximo para explicar os contextos, acrescentar um pouco mais de informação e aprofundar um pouco mais. Mas é muito divertido!", finalizou.