Daniela Lima e Márcio Gomes são os principais apresentadores da CNN Brasil
Reprodução
Daniela Lima e Márcio Gomes são os principais apresentadores da CNN Brasil


Sob o comando de João Carlos Freitas de Camargo, a CNN Brasil tem planos concretos de expansão, mesmo após todo o processo de demissão promovido no início do mês. E um deles é transformar o canal de notícias em uma emissora aberta. O mercado se agitou com essa informação e o novo chairman da rede tem recebido diversas propostas, inclusive da "antiga MTV".


A coluna apurou que os donos da Ideal TV, que concedeu o sinal do canal 32 à MTV Brasil por três décadas, e mais recentemente à Loading, procuraram o novo chefão da CNN e fizeram uma proposta audaciosa: por R$ 200 milhões, eles cedem seu sinal para que o canal de notícias se torne uma rede de TV aberta.

Embora o preço não seja considerado um absurdo no mercado televisivo, ele está completamente fora de cogitação para Camargo. Fontes da coluna relataram que ele ouviu a proposta com atenção, mas que para a negociação seguir em frente a moeda de negociação precisaria ser outra.

João já avisou a todos os executivos de sua equipe que não quer mais ver dinheiro saindo do caixa indiscriminadamente. A ideia é fazer as receitas obtidas por publicidades, YouTube e outras parcerias serem suficientes para pagar as contas da empresa.

Para as negociações com a Ideal TV irem em frente com a CNN, ele quer outro modelo de negócio. Uma parceria comercial com divisão de receitas é uma das opções aventadas. Mas existem outros formatos que podem vir a fazer o negócio prosperar. A única regra é não mexer no caixa do canal de notícias.

A coluna procurou a CNN Brasil para comentar sobre o caso, mas não recebemos seu posicionamento até a publicação desta matéria.

Namoro antigo

A Ideal TV flerta com a CNN Brasil desde o ano passado, quando Rubens Menin ainda ocupava o posto de chairman. Renata Affonso, CEO demitida em novembro, chegou a se reunir com a equipe do Ministério das Comunicações, liderada por Fábio Faria, em maio de 2021, mas não se animou com a proposta.

A equipe de Bolsonaro queria beneficiar seus dois amigos: Menin, dono da CNN, e Tutinha, dono da Jovem Pan. A ideia era desmembrar o sinal do canal 32 em duas unidades, criando os canais 32.1 e 32.2. Como Renata havia recém-assumido seu posto na CNN, ela convenceu seu antigo patrão a priorizar outras frentes de negócios.

Atualmente, a Ideal TV é de propriedade da rede de papelarias Kalunga. Entre dezembro de 2020 e maio de 2021, a empresa apostou na criação do Loading, canal de TV focado em cultura pop. Mas a grave crise financeira levou ao fim precoce do novo projeto, promovendo uma demissão de todos os funcionários. Atualmente, o canal 32 é alugado pelo pastor Valdemiro Santiago, que transmite a programação da Igreja Mundial do Poder de Deus.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!