Stênio Garcia, de 90 anos, revelou estar passando por uma depressão após ser afastado dos trabalhos como ator na Globo. Apesar dos 60 anos de carreira, seu contrato foi encerrado por conta das novas regras de trabalho por obra definidas pela emissora. A última atuação de Stênio foi uma pequena participação na série Filhas de Eva, em 2021.
Destaque como Jacó em O Profeta (2006), Barretão em Duas Caras (2007) e Laudelino em A Vida da Gente (2011), Garcia disse em entrevista ao UOL que sente saudade da vida em frente às câmeras.
"Sinto falta de atuar, o trabalho é o que me sustenta. É muito difícil ficar longe da TV. É um esquecimento, é igual a morte. Tudo o que conheço é o meu trabalho de ator, é a utilização do meu corpo, da minha voz, da minha emoção para representar o homem brasileiro, é o meu universo", confessou o ator.
O ator ficou afastado da televisão entre 2012 e 2020, e culpou Silvio de Abreu, ex-diretor de dramaturgia da Globo, por ter sido colocado de lado pelo canal.
"Esse cara me esqueceu. Soube que ele não gostava de atitudes minhas com a amiga dele [a atriz Cleyde Yáconis, ex-mulher de Stênio]. Já estou entrando em terrenos íntimos… Ele não gostava disso e me esqueceu. Me pôs na geladeira, que é a pior coisa para o ator", revelou Stênio.
Stênio desenvolveu uma forte depressão por não trabalhar e posteriormente teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral), o que agravou ainda mais sua saúde. Mas ele não foi o único ator veterano a passar por esse problema, muitos outros atores sofreram com a onda de demissões da Globo.
"É uma pena… Você deixa de contar a história desse país quando você esquece os idosos. Tenho uma carga de experiência que a vida me deu e que eles deixam de explorar isso como expressão", comentou.
O artista afirmou que ainda tem muito o que mostrar nas telinhas e disse estar pronto para voltar quando surgir a oportunidade.
"Quero atuar enquanto estiver respirando. O ator é um grande imitador do ser humano. É o que eu sei fazer. Eu procuro conhecer cada vez mais para fazer o melhor que eu posso. Tenho muita coisa para mostrar ainda", garantiu Stênio Garcia.
*Com a colaboração de Amanda Moreira.