Agneta Fältskog, integrante da banda ABBA, é apontada como juíza sueca que rebateu os resultados das eleições brasileiras em fake news de bolsonaristas. Em vídeo que viralizou nos grupos de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), a cantora é chamada de Anna Åse, uma "renomada juíza sueca".
A notícia sobre Agneta apontar fraudes nas urnas do Brasil é falsa! O vídeo verdadeiro, de 2013, mostra a cantora em Skavlan, um programa sueco onde ela deu uma entrevista falando sobre sua vida e carreira profissional. Assista ao vídeo:
"As pessoas são vencidas pelo medo, como algo estranho que tem acontecido no Brasil com a reeleição do Presidente Bolsonaro. É realmente duvidoso um presidente tão popular ser o primeiro a não se reeleger, principalmente com indícios tão claros de fraudes no sistema eleitoral brasileiro", disse a legenda falsa na tradução do vídeo.
Não é a primeira vez que uma personalidade da mídia é utilizada como "laranja" para promover discursos falsos pró-Bolsonaro. Recentemente, uma carta com severas críticas a Lula (PT) foi divulgada como se tivesse sido escrita pela atriz Marieta Severo, que anteriormente já tinha se manifestado a favor do petista.
Montagens com a cantora Lady Gaga em uma chamada de vídeo com Jair Bolsonaro também circularam pelas redes sociais. A legenda da imagem disse que Stefani Germanotta seria a primeira-ministra do Tribunal de Haia e que ela estava investigando uma fraude nas eleições de 2022. Stefani de fato é o nome verdadeiro da cantora, mas a foto de Gaga é de uma entrevista no programa The Tonight Show, de Jimmy Fallon.
A quem que eu devo agradecer pela gargalhada que eu dei ao ler essa notícia que circula no chernobyl bolsonarista que o Bolsonaro se reuniu com a Stefani Germanotta (Lady GaGa), a primeira ministra do Tribunal de Haia????????????????????????????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK pic.twitter.com/QJBrSL5fFy
— lucas estudando ciência da informação (@lucas_g_wendt) November 3, 2022
*Com a colaboração de Amanda Moreira.