Kevin Spacey compareceu, nesta quinta-feira (6), ao primeiro julgamento em que ele é acusado de ter assediado o ator Anthony Rapp, a estrela de Star Trek: Discovery.
Spacey, que foi flagrado saindo do seu carro enquanto se encaminhava para o tribunal, em Nova York, está respondendo um processo por má conduta sexual cometido contra Anthony Rapp, quando o ator tinha 14 anos.
O ator acusado negou as alegações de estupro -- que já foram descartadas porque prescreveram -- e também as outras acusações de violência e inflição intencional de sofrimento emocional. Anthony está pedindo uma indenização de US$ 40 milhões (equivalente a R$ 208 milhões) por danos punitivos e compensatórios.
Rapp denunciou o caso em entrevista ao Buzzfeed, em 2017. Ele revelou que durante uma festa, em 1986, Spacey apalpou suas nádegas. Em seguida, o ator, que na época tinha 27 anos, colocou o menino, de apenas 14 anos, em cima de uma cama e subiu em cima dele fazendo gestos sexuais.
Kevin negou as acusações e se assumiu gay logo depois da publicação da matéria: "Se eu me comportei como ele descreve, devo a ele as mais sinceras desculpas pelo que teria sido um comportamento bêbado profundamente inapropriado, e lamento os sentimentos que ele descreve ter carregado por todos esses anos", comentou em seu Twitter.
Depois da história vir a público, outros casos de assédio cometidos por Spacey surgiram, inclusive na série House of Cards, em que ele era protagonista e foi demitido.
No mesmo ano, ele foi substituído no longa Todo o Dinheiro do Mundo, depois que a produção já tinha sido finalizada. Christopher Plummer entrou em seu lugar e todo o filme foi regravado.
Em 2018, surgiram mais casos de assédio sexual cometido por Kevin. Ele enfrentou um processo por estupro de um jovem e também foi denunciado por agressão seuxal contra três homens no Reino Unido entre 2005 e 2013. Em todas as alegações o ator se disse inocente.
Agora Spacey enfrenta o processo que ocorre nos Estados Unidos e em breve deve comparecer ao primeiro julgamento de Londres.
*Com a colaboração de Amanda Moreira.