Bianca Andrade já era uma potência na web muito antes de se tornar uma figura televisiva. Mas sua rápida passagem pelo BBB20 a fez construir um império virtual, graças à sua capacidade de criar estratégias de marketing para ampliar a venda de seus produtos de beleza, incluindo maneiras "sorrateiras" para driblar as regras da Globo e fazer propaganda de si mesma durante a participação no reality show.
Hoje, Boca Rosa é um case de sucesso no mercado e diversas outras influenciadoras que trabalham no ramo da beleza e lifestyle tentam copiar seu estilo para ficarem milionárias como a ex-BBB.
Para entender o fenômeno Boca Rosa, a coluna conversou com o empresário Diego Santana, especialista em conversão e growth para e-commerce. E a explicação é simples: ela usou de sua criatividade para criar oportunidades mais agressivas dentro de um mercado extremamente competitivo.
"A Boca Rosa é um fenômeno na internet e os números dela nas redes sociais comprovam isso. Quando ela decidiu lançar um e-commerce com a própria marca, sabia que teria que investir em novas frentes para ter sucesso e assim o fez. É claro que ela tenta mostrar para o público que é possível ficar bonita, se cuidar e ter sucesso com uma rotina regrada que, no caso dela, inclui os próprios produtos de maquiagem e cuidados", analisou.
Santana acredita que a história de vida de Bianca também a ajudou a inspirar outras mulheres. Nascida e criada na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, hoje ela desfruta de uma vida de muito luxo e conforto em sua mansão na Barra da Tijuca, um dos bairros mais disputados pela elite carioca.
"Ela tem um ponto central que é unanimidade entre os especialistas que é uma identidade visual muito forte, que foi bem construída desde antes de ela entrar no BBB, reforçada durante o reality e reinventada após o período do confinamento. O que quero dizer é que ela acompanha muito bem as tendências de mercado, usa muito de layout, identidade visual e branding para se promover, a exemplo de seu codinome e do nome da própria marca, e sai na frente com os lançamentos", explicou o especialista.
"O ineditismo com certeza é outra marca dela que ajuda muito nos negócios. Fora isso, acredito que ela saiba mesclar muito bem a influência que tem nas redes para converter em ganhos reais, em dinheiro, com as vendas no site e quando essa engrenagem começa a rodar, se torna um ciclo que não para mais", concluiu.
Diego foi um dos pioneiros no ramo do e-commerce no Brasil e acumula quase duas décadas na área. Atualmente, ele atende mais de 40 clientes e sua agência administra mais de R$ 2 milhões mensais em mídia, que resultam em ganhos aproximados de R$ 16 milhões.