Jade Picon estrela campanha voltada para a ancestralidade de mulheres negras. A Arezzo, em comemoração aos 50 anos de história da marca, lançou um projeto que celebra os sapatos que marcaram cinco décadas.
A empresa Meninos Rei está à frente da coleção que tem como inspiração os anos 1970. Os estilistas dizem que buscaram referência nos turbantes usados por mulheres negras e africanas: "Nos inspiramos no nosso DNA ancestral, nosso berço, a África e a ligação de irmandade que existe entre nossos povos, através das belezas na nossa cidade, Salvador/Bahia", explicaram.
Jade aparece em destaque em diversas fotos no site e no Instagram da Arezzo, já a atriz Clara Buarque, que divide espaço com Picon, não recebeu a mesma visibilidade que a influenciadora. Na mesma campanha, outras mulheres negras como a cantora Malia e a modelo Sheila Bawar participaram em coleções de outras décadas.
Em vídeo de divulgação do produto, Jade explicou o conceito da campanha, mostrou o sapato e falou da felicidade em participar do projeto. Porém, em nenhum momento ela cita a questão da ancestralidade negra, ponto central da coleção. Assista:
A escolha de Picon para representar a marca no conceito proposto não foi bem vista pelo público. Algumas pessoas comentaram emojis de palhaço na publicação da Meninos Rei. "Vixe que vexame é esse?", perguntou uma seguidora. "A mulher mais branca do Brasil estrelando uma campanha dessa?", disparou outra pessoa.
Até o momento em que a matéria foi publicada, a Arezzo não se pronunciou sobre a escolha de Jade Picon como modelo na campanha que visa homenagear mulheres negras.
*Com a colaboração de Amanda Moreira.