Liz Truss críticou a monarquia britânica em vídeo antigo que viralizou na internet. Depois do encontro oficial entre a nova Primeira-Ministra do Reino Unido e a Rainha Elizabeth II, a entrevista de Truss começou a se propagar na internet. Após a morte da soberana, a declaração ganhou ainda mais repercussão.
Em 1994, Liz deu um depoimento ao canal de televisão britânico ITV News. Na época, ela se mostrou contra ao sistema monárquico e ainda afirmou que o achava vergonhoso.
"Não sou contra nenhum deles pessoalmente, sou contra a ideia de que pessoas possam nascer para governar, de que pessoas possam se tornar chefes de estado por causa de suas famílias", disse Truss, com 19 anos. E acrescentou: "Acho isso vergonhoso."
Liz Truss acaba de tomar posse do cargo de Primeira-Ministra e assume o lugar do problemático Boris Johnson. Ela é a terceira mulher a ocupar esta vaga e é a 15ª pessoa no posto ao longo dos 70 anos do reinado de Elizabeth II.
Em pronunciamento oficial após confirmação da morte da rainha, Truss comentou que a soberana era a alma do país e que ao longo desses anos, o Reino Unido "cresceu e floresceu''.
*Com a colaboração de Amanda Moreira.