Durante o mês de agosto, o TikTok realizou uma programação online inédita de conteúdos exclusivos produzidos por talentos do humor brasileiro. E para celebrar esse sucesso, a plataforma transmitiu ao vivo uma grande live direto do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (31), com a presença de mais de 35 comediantes e convidados.
O TikTok Humorama, Festival de Comédia teve mais de 730 milhões de visualizações e 160 mil vídeos criados na plataforma. O evento contou com a participação de grandes nomes do humor brasileiro, como Fabiano Cambota, Antonio Tabet, Ed Gama, Raquel Real, Fábio Porchat, Yuri Marçal, Vittor Fernando, Evelyn Castro, entre outros.
"A comédia é um dos principais pilares do TikTok, é um dos conteúdos mais consumidos da plataforma. Criar esse festival tem dois objetivos: Um, obviamente, potencializar a nossa plataforma, e o segundo é trazer esses talentos de volta nesse mundo pós-pandemia", declarou Aldo Arriaga, líder de Marketing de Categorias do TikTok na América Latina, em conversa com a coluna.
"A pandemia fechou muitas portas, queremos dar um trampolim para eles. A nossa missão é inspirar criatividade, trazer alegria", completou.
Aldo nos contou como foi a seleção dos talentos para o Humorama: "Trabalhamos para trazer uma diversidade, temos talentos do nordeste, centro, sul, masculino, feminino, é realmente uma mistura de tudo, que traz valor e autenticidade".
"Muitas pessoas acabaram se encontrando na plataforma, entenderam que sendo eles mesmos, poderiam criar audiência. A plataforma te permite se expressar. O suficiente para você crescer, é ser você mesmo, fazer coisas relevantes para outras pessoas. Você não precisa ter milhões de seguidores, alcance muito grande. Precisa ser autêntico", explicou o diferencial dos novos talentos que surgiram no TikTok durante a pandemia.
Humorama
Com a apresentação de Dani Calabresa, Paulo Bonfá e Patrícia Ramos, o Festival de Comédia foi dividido em três blocos, com uma duração total de sete horas, transmitido ao vivo para os usuários do TikTok.
A coluna esteve presente no primeiro bloco do Humorama e conferiu o quadro Balão de Ar, um grande sucesso do programa A Culpa é do Cabral, do Comedy Central, com a apresentação de Fabiano Cambota e os convidados Raquel Real, Bruna Braga, Henry Walnut e Valentina Bandeira.
Em seguida, a comediante Gabriela Abdala entreteu o público com piadas sobre seu antigo relacionamento. Logo depois, Patrícia Ramos teve uma bate papo com o ator e compositor Diego Cruz, que produz conteúdo na plataforma sobre temas escolares e filmes antigos.
O comediante Yuri Marçal também teve seu momento de brilhar no Festival de Comédia do TikTok. Ele realizou um stand-up e fez todo mundo cair na gargalhada, contando sobre momentos que viveu com sua família no Rio de Janeiro e sempre interagindo com os convidados do evento.
Antes do encerramento, Antônio Tabet, comediante do Porta dos Fundos, entrevistou o ator e dançarino Vittor Fernando, que viralizou na plataforma durante a pandemia. Em seguida, parte do elenco do canal Parafernalha subiu no palco para mostrar o famoso "Quem sabe faz ao vivo", e encenaram como se estivessem gravando um vídeo para o YouTube e TikTok.
Por fim, os comediantes Ed Gama, Nabote e Evelyn encerram o primeiro bloco com um quadro especial do Porta dos Fundos.
Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã foi escolhido a dedo pela plataforma para ser o cenário deste evento inédito e ficou das cores do TikTok para celebrar o sucesso do Humorama.
"O TikTok é uma plataforma de tendências, gera e faz todo o movimento cultural começar na plataforma, então para a gente, é importante trazer um lugar tão icônico, no centro do Rio, junto com outras ativações que estamos fazendo no Rock in Rio. Pra gente faz muito sentido estar no Museu do Amanhã. Foi realmente uma escolha que traz uma questão artística”, afirmou Aldo.
O líder de Marketing de Categorias do TikTok revelou que os criadores de conteúdo sempre os surpreendem, então, foi difícil encontrar uma maneira de surpreendê-los.
"A gente sempre pensa em como a gente pode ser mais criativo que a nossa comunidade. Sempre surge algo que a gente não imaginava, como o Luva de Pedreiro, fazendo um conteúdo de futebol com uma pegada de humor. Acaba sendo um patamar muito alto pra gente alcançar", declarou.
*Com a colaboração de Gabriela Ramos.